Sustentabilidade

Apple anuncia que agora funciona com energia 100% limpa em todo o mundo

por: Tuka Pereira

Publicidade Anuncie

Apple acaba de anunciar que suas instalações no mundo todo agora trabalham 100% com energia limpa, incluindo lojas, escritórios, data centers e instalações compartilhadas em 43 países.

“Nosso compromisso é deixar o mundo melhor do que encontramos. Depois de anos de muito trabalho, temos orgulho dessa incrível conquista que alcançamos”, declarou Tim Cook, CEO da Apple.

“Continuaremos a transpor todas as barreiras possíveis com os materiais em nossos produtos, a maneira como os reciclamos, nossas instalações e nossa trabalho de parceria com fornecedores para estabelecer fontes inovadoras de energia renovável, pois nosso futuro depende disso.”

A Apple atualmente tem 25 projetos de energia renovável em todo o mundo, o que totaliza 626 megawatts de capacidade de geração de energia, sendo 286 megawatts provenientes da geração de energia solar fotovoltaica em 2017, a maior geração de energia do tipo para o período de um ano. Além disso, mais 15 projetos estão em desenvolvimento. Quando finalizados, mais de 1,4 gigawatts de energia limpa renovável estarão disponíveis em 11 países.

A nova sede da Apple em Cupertino funciona com 100% de energia renovável, sendo que parte dessa energia é produzida no local, nos painéis solares de 17 megawatts instalados nos telhados do próprio edifício.

Desde 2014, todos os data centers da Apple funcionam com 100% de energia renovável. E desde 2011, todos os projetos de energia renovável da Apple reduziram as emissões de gases do efeito estufa (CO2e) em 54% em suas instalações no mundo todo, evitando que quase 2,1 milhões de toneladas métricas de CO2e fossem jogados na atmosfera.

Apple Park, a nova sede da Apple em Cupertino, que é atualmente o maior prédio de escritórios com a certificação LEED Platinum na América do Norte. O escritório atua com 100% de energia renovável de diversas fontes, incluindo a energia produzida pelos painéis solares de 17 megawatts instalados nos telhados do próprio edifício e quatro megawatts de células a combustível, controlados por uma microrrede com armazenamento de energia. Além disso, o local fornece energia para a rede local durante períodos de baixo consumo.

Mais de 485 megawatts de energia provenientes de projetos eólicos e solares desenvolvidos em 5 províncias da China para evitar emissões da produção local.

A Apple anunciou recentemente planos para a construção de um data center de última geração em mais de 120.000 metros quadrados em Waukee, Iowa, que funcionará desde sua inauguração com energia totalmente renovável.

A Apple anunciou recentemente planos para a construção de um data center de última geração em mais de 120.000 metros quadrados em Waukee, Iowa, que funcionará desde sua inauguração com energia totalmente renovável.

Em Reno, Nevada, a Apple entrou em parceria com a empresa de serviços de utilidade pública local, a NV Energy, e nos últimos quatro anos desenvolveu quatro novos projetos, totalizando 320 megawatts de geração de energia solar fotovoltaica.

No Japão, a Apple entrou em parceria com a empresa de energia solar local Daini Denryoku para a instalação de mais de 300 sistemas de captação de energia solar em telhados, o que gerará 18.000 megawatt-hora de energia limpa por ano — o suficiente para fornecer energia para mais de 3.000 residências japonesas.

O data center da Apple em Maiden, Carolina do Norte, tem o apoio de projetos que geram 244 milhões de kilowatts-hora de energia renovável por ano, o que equivale à energia usada pelas 17.906 residências da Carolina do Norte.

Em Cingapura, onde o espaço físico é limitado, a Apple se adaptou e construiu suas fontes de energia renovável em 800 telhados de edifícios.

Atualmente, a Apple está construindo dois novos data centers na Dinamarca, que funcionarão desde a inauguração com energia totalmente renovável.

Publicidade Anuncie

Imagens: Divulgação


Tuka Pereira
Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Marca gaúcha lança carteiras, tênis e até camisetas de ‘papel’