Inovação

Arte e design: mais de mil cursos online e gratuitos de entidades como MoMA e Yale

por: Joao Rabay

Criado em 2012, o Coursera é a maior plataforma de cursos online do mundo, com milhares de cursos oferecidos graças a parcerias firmadas com renomadas universidades e outras instituições de ensino de vários continentes.

 Embora a maioria dos cursos disponíveis hoje sejam pagos, há a opção de acompanhar o material disponível gratuitamente, mas isso significa abrir mão do certificado de conclusão e de tarefas que valem nota e complementam o aprendizado.

Apesar disso, para vários cursos existe a opção “Full Course, No Certificate”, que significa literalmente “Curso Completo, Sem Certificado”. Ou seja, o aluno continua não tendo um documento para provar que completou o estudo, mas tem acesso a 100% do material que os alunos pagantes podem conferir.

Como dentro do Coursera não existe um modo de filtrar os cursos a partir desse parâmetro, o site Class Central decidiu listar absolutamente todos os cursos da modalidade. E ainda os dividiu em categorias como Ciência da Computação, Humanidades, Arte e Design e Ciências Sociais.

São 1174 cursos que podem ser acessados sem pagar nada. São materiais criados por 166 universidades reconhecidas, incluindo Princeton, Yale, Duke, USP e Unicamp, além de museus como o Museu de Arte Moderna (MoMA) e Museu Americano de História Natural.

Para conferir a lista completa, basta seguir este link.

Publicidade

Fotos: Pixabay (Creative Commons CC0)


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filtro sustentável converte água do mar em potável em menos de 30 minutos