Ciência

As canções de acasalamentos desta espécie de baleia são tão complexas quanto jazz

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

As noites de inverno em meio ao gelo do ártico não são tão silenciosas quanto se poderia supor: sob a grossa camada de água congelada, baleias-da-Groenlândia cantam músicas de acasalamento capazes de impressionar os cientistas.

A oceanógrafa Kate Stafford, chefe do estudo que identificou a cantoria das baleias, declarou que “se o canto das baleias-jubarte lembra a música clássica, o das baleias-da-Groenlândia é como o jazz. A forma é mais livre, e nenhuma das músicas se repetiu ao longo dos anos. A cada inverno, os animais tinham uma nova série de canções”.

A principal diferença entre os cantos das baleias-da-Groenlândia em relação aos das jubartes é que, no caso das jubartes, todos os machos da mesma população cantam canções parecidas, se não iguais. Já entre as baleias-da-Groenlândia, cada indivíduo é capaz de criar a própria música.

Publicidade

A pesquisa durou quatro anos, entre 2010 e 2014, e reuniu 184 canções diferentes. Os animais cantam quase que sem parar, de novembro a abril, durante o inverno do ártico, quando o sol nunca aparece, e quando acontece a temporada de acasalamento das baleias-da-Groenlândia.

De acordo com Stafford, os microfones subaquáticos não captaram nenhum canto durante os meses em que as baleias não estão acasalando, o que ajuda a indicar que as músicas são mesmo ligadas à procura por uma parceira. Resta saber se é uma maneira de os machos competirem entre si, para ver quem é o mais dominante, ou uma maneira direta de atrair as fêmeas.

Ouça alguns dos cantos das baleias-da-Groenlândia abaixo:

Publicidade Anuncie

Foto: Reprodução/WWF


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Nasa confirma que primeira mulher será enviada à lua em 2024