Ciência

BFFs: Ter bons amigos na infância faz bem para a sua saúde na vida adulta

por: Redação Hypeness

Ter amigos faz muito bem para a saúde e isso agora foi comprovado cientificamente! Dados de um estudo de várias décadas publicado na Psychological Science mostram que as amizades de crianças a partir dos 6 anos têm benefícios para a saúde que se estendem até a idade adulta. Especificamente, as crianças que tiveram amigos quando estavam em fase de crescimento têm menor pressão arterial e menor IMC quando atingem os 30 anos.

Sim, todas aquelas tardes passadas subindo em árvores, brincando de pega-pega, com seus melhores amigos eram boas para sua saúde. Bem, este estudo em particular apenas analisou os meninos. Mas é difícil imaginar que os efeitos protetores sobre a saúde também não se apliquem às meninas.

Pesquisadores examinaram dados de 267 meninos no Pittsburgh Youth Study, todos recrutados em escolas públicas de Pittsburgh. Como parte do estudo, os pais registraram quanto tempo seus filhos passaram com os amigos durante uma semana média, dos 6 aos 16 anos. Os pais também foram solicitados a registrar características individuais relacionadas à saúde e à personalidade da criança, bem como fatores ambientais, como o status socioeconômico da família.

Mesmo depois de contabilizar esses fatores externos, saúde infantil e até amizades na idade adulta, os pesquisadores dizem que há uma correlação entre as amizades da infância e a saúde do adulto.

“Essas descobertas sugerem que nossas primeiras vidas sociais podem ter uma pequena influência protetora em nossa saúde física na idade adulta e não são apenas nossos cuidados ou circunstâncias financeiras, mas também nossos amigos que podem ser protetores da saúde”, diz a cientista psicológica Jenny Cundiff, da Texas Tech University, que foi coautora do estudo.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cão salva a vida de sua dona ao farejar câncer de mama