Debate

CA de direito da USP rotula calouros de acordo com curtidas no FB e gera revolta

por: Redação Hypeness

O Coletivo Contraponto, um dos mais tradicionais do Brasil, está com sua reputação em xeque. Isso pois caiu na internet um documento que catalogava calouros da Faculdade de Direito da USP de acordo com sua ideologia política.

Intitulado Mapeamento – Fuvest, o conteúdo foi construído a partir de postagens, curtidas e páginas que os calouros seguiam, além de registrar seus nomes completos e links para os perfis pessoais. A planilha vazada está repleta de comentários agressivos e preconceituosos, como “liberal de merda”, “maconheiro de esquerda” e “judeu”, termo usado de maneira discriminatória.

O coletivo de esquerda foi o autor do mapeamento ofensivo

Em nota o Coletivo Contraponto, que já foi presidido por nomes como o ex-prefeito de SP Fernando Haddad (PT), assumiu a autoria da planilha, explicando que o monitoramento é feito para pensar “em formas de diálogo com cada estudante para agregar cada vez mais gente para o nosso projeto político, sendo os pontos que por vezes destacamos relevantes para nosso contato”.

Além de pedir desculpa pelas ofensas, os integrantes se dizem envergonhados e que “os comentários são de extrema gravidade por reforçar estereótipos e preconceitos”.

 

A Faculdade de Direito disse repudiar o conteúdo escrito pelo coletivo

Já a Faculdade de Direito do Largo São Francisco afirmou repudiar os acontecimentos, mesmo que eles não tenham se passado nas dependências da instituição de ensino.

“A Faculdade de Direito rejeita veementemente qualquer tipo de preconceitos, segregações, intolerâncias ou classificações desabonadoras, a membros da comunidade ou em detrimento de quem for. A disputa política, o debate e o processo de convencimento acadêmico são práticas saudáveis e incentivadas, mas devem ser baseadas na tolerância, na universalidade e não na construção de guetos e estigmas”.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Igreja separa José e Maria em jaulas em crítica contra política de imigração