Cientistas confirmam: Urano é cercado por nuvens de pum

por: Redação Hypeness

Uma nova descoberta a respeito do planeta Urano trouxe uma difícil tarefa para os jornalistas que a noticiarem: conseguir chegar ao fim do texto sem nenhum trocadilho ou piada infame envolvendo o nome do planeta, principalmente quando em inglês, e a descoberta propriamente. A novidade é que as nuvens que rodeiam o sétimo planeta do sistema solar possuem um odor similar à flatulência humana. Sim, as nuvens de urano têm cheiro de pum.

Não foi preciso do olfato de nenhum cientista para tal: a descoberta se deu através de um imenso telescópio localizado no Havaí, que examinou a luz refletida na atmosfera do planeta, e assim pode determinar que as moléculas que formam as nuvens de Urano são basicamente amônia e sulfeto de hidrogênio. O primeiro componente tem cheiro de xixi e o segundo de ovos podres ou de um cadáver em decomposição. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Oxford, se dá a fim de descobrir do que são feitos os planetas.

Se o odor da vizinhança desanimou os planos de visitar Urano, saiba que o intenso cheiro de pum é um de seus menores problemas. Muito antes de sentir o odor, o frio de mais de 200 graus negativos do mais gelado dos planetas do sistema solar, em uma atmosfera feita de hidrogênio, gás hélio e metano iriam tornar a visita muito pior do que simplesmente um local fedido – e conseguimos chegar ao fim do texto sem sequer mencionar o nome ou como soa o nome do planeta em inglês.