Cientistas descobrem galáxia sem matéria escura – e isso pode mudar tudo

Redação Hypeness - 02/04/2018

Toda galáxia possui, entre estrelas, gases e poeiras cósmicas, um material desconhecido, que impulsiona seu movimento e equaliza o calcula da massa de uma galáxia entre o resultado final e a massa de estrelas visíveis. A esse material não identificado foi dado o nome de “matéria escura”, algo supostamente presente em todas as galáxias. Uma nova descoberta, porém, sugere pela primeira vez uma galáxia sem matéria escura.

A descoberta galáxia NGC1052-DF2

Apresentada na revista “Nature” na última quarta-feira, a galáxia NGC1052-DF2 trouxe essa conclusão única e até então inédita: trata-se da primeira formação descoberta que não possui essa matéria invisível e misteriosa. A matéria escura é, segundo astrônomos, anterior aos planetas e estrelas, como uma espécie de matéria original das galáxias. A descoberta é, portanto, fundamental, pois todo o movimento das galáxias é calculado a partir de sua massa, e tal cálculo é determinado e concluído por essa matéria desconhecida.

Ela costuma ser identificada não só pela velocidade e pela massa, mas pelo efeito gravitacional que ela provoca em seu entorno – não se trata, portanto, de uma teoria, mas sim de um material ainda não identificado. A nova galáxia, no entanto, se move muito mais lentamente, e apresenta uma massa total correspondente às suas estrelas visíveis. Como os cientistas acreditam que a massa escura está ligada à formação, o impacto da descoberta (até então considerada impossível) pode indiciar uma outra maneira pela qual se movem e como se deu o surgimento das galáxias.