Cientistas dizem ter identificado genes que podem causar depressão

por: Redação Hypeness

Uma recente descoberta feita por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e divulgada na publicação científica “Nature Communications” mostra que existem cerca de 80 genes que podem funcionar como gatilhos para desencadear uma depressão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. A pesquisa feita em 2015 mostra que, em 10 anos, esse número cresceu 18,4%. O Brasil é o país é o segundo com população mais deprimida da América Latina, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos. No Reino Unido, a depressão afeta uma em cada cinco pessoas.

As causas da depressão podem vir de traumas ou estresses, mas ainda não está claro por que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver a doença do que outras.

Cientistas buscam causas para a depressão

Os pesquisadores analisaram o código genético de 300 mil pessoas para encontrar as partes do DNA que poderiam estar relacionadas à depressão. Num segundo momento, pediram autorização para usar o as informações coletadas pelo banco de dados genéticos da empresa 23andMe para fazer as comparações.

“O estudo identifica os genes que têm potencial para aumentar nosso risco de desenvolver uma depressão, servindo como evidência de que a doença também é um distúrbio genético”, apontou David Howard, pesquisador que coordenou o relatório. A partir deste ponto, a descoberta pode ajudar a compreender melhor as causas da depressão.

O professor Andrew McIntosh, do Centro de Ciências Clínicas do Cérebro da Universidade de Edimburgo, que lidera o grupo de pesquisa, disse: “Esperamos que a crescente capacidade de pesquisa de dados em saúde no Reino Unido nos ajude a fazer grandes avanços em nossa compreensão da depressão nos próximos anos”.

A pesquisa foi financiada pela Fundação Wellcome, que tem como o objetivo entender melhor a depressão e suas causas.

Foto destaque: AmateurArtGuy