Ciência

Como é o mundo visto por pessoas que enxergam as cores de forma diferente

por: Redação Hypeness

Segundo estimativas, cerca de 8,5% da população masculina mundial sofre de daltonismo – entre as mulheres, a proporção é de cerca de 0,5%. Apesar de a condição afetar uma parcela considerável dos homens, ela é pouco levada em conta quando se pensa na acessibilidade.

Muitos daltônicos podem perder informações importantes relacionadas às cores ao ler textos e interpretar gráficos, por exemplo. Hoje, há ferramentas na internet e até jogos de videogame com modos especiais para quem sofre com o daltonismo, mas muitos dos usuários relatam que eles ainda precisam evoluir muito, e às vezes mais atrapalham do que ajudam.
Há basicamente três tipos de daltonismo: protanopia – dificuldade ou incapacidade de distinguir os tons vermelhos (normalmente se vê marrom, verde ou cinza); deuteranopia – dificuldade ou incapacidade de distinguir os tons verdes (normalmente se vê marrom) e tritanopia – dificuldade ou incapacidade de distinguir os tons azuis e amarelos (normalmente se vê tons rosados).

Estima-se que deuteranopia atinja 3,26% dos homens, que a protanopia atinja 1,25% e que a tritanopia atinja 0,026%. Existe também o chamado daltonismo total, ou monocromacia, em que as pessoas só enxergam em preto e branco, mas essa condição só atinge 0,00003% da população.

Confira imagens que ilustram o modo como os daltônicos veem o mundo – se quiser ver mais, acesse o simulador do Colblindor.

 

Publicidade

Imagens via Colblindor


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo mostra como você sonha com o ex mesmo tendo partido para outra