Arte

Desenho ‘Yellow Submarine’, dos Beatles, completa 50 anos e retorna ao cinema em versão restaurada

por: Redação Hypeness

Ao longo de somente 7 anos de duração, do lançamento do seu primeiro disco até o fim da banda, cada capítulo e novidade na carreira dos Beatles foi mais surpreendente, inovador e influente que o anterior. Entre 1963 e 1970, praticamente a cada mês a banda formada por John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr oferecia uma novidade, fosse um compacto, um disco, uma entrevista histórica, um posicionamento político ou um filme. Em julho de 1968, há 50 anos, um dos mais curiosos lançamentos da banda ganhou os cinemas: o desenho animado Yellow Submarine.

Cartaz original do filme, de 1968

Tecnicamente tratava-se de um filme infantil em animação, trazendo os quatro músicos de Liverpool como heróis. O desenrolar da história por trás do desenho, os incríveis números musicais e o surrealista desenho pop criado pelo gênio Heinz Edelmann – diretor artístico do filme – fizeram de Yellow Submarine um sucesso não só de crítica e público, como também entre todas as idades. Até hoje o filme permanece como uma divertida e intrigante experiência artística para crianças, jovens e adultos – o que é uma ótima notícia, pois, para celebrar os 50 anos de seu lançamento, Yellow Submarine está voltando aos cinemas.

Baseada na canção “Yellow Submarine”, de Paul McCartney – lançada dois anos antes no disco Revolver, de 1966 – a trama do desenho leva os quatro rapazes de Liverpool para Pepperland, uma terra mágica onde a música foi aprisionada e silenciada pelos Blue Meanies (os malvados azuis), a quem os Beatles devem combater com sua música. Para chegar até Pepperland e se locomover por lá – passando por lugares tão incríveis quanto o Mar do Tempo, o Mar da Ciência, o Mar do Nada e o Mar de Buracos – a banda utiliza como transporte, é claro, o icônico submarino amarelo.

Um “azul malvado”

O desenho foi lançado no auge do sucesso da banda, um ano após o histórico disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, no auge da psicodelia hippie do fim dos anos 1960, o que o transformou num imenso sucesso imediato. Apesar da relação direta com a banda e das músicas que permeiam toda história, John, Paul, George e Ringo só aparecem de fato na última cena do filme – nem mesmo a voz dos personagens foi dublada por eles. Nada que diminua a qualidade e a diversão ofertada pelo desenho animado e seus incríveis e coloridos desenhos.

Yellow Submarine voltará aos cinemas em uma versão restaurada em 4K digital, com nova mixagem de som, como se tivesse sido feito hoje.

A banda no “mar de buracos”

Um site especial foi criado para que os fãs possam se inscrever a fim de receberem maiores informações, mas só há por enquanto confirmação de exibições nos EUA, no Reino Unido e na Irlanda. Não foi anunciado se o filme passará nos cinemas brasileiros.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iraniana recria cartas de baralho com desenhos LGBTQ+; joker é mãe amamentando