Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, data que marca o falecimento do grande escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, o Hypeness foi atrás das velhas e insubstituíveis casas de livros usados. Nada de megastores e lojas de departamento. Apresentamos uma relação de 11 oásis de leitura espalhados pelo país. Lugares onde ainda é possível se deixar levar pelas dicas preciosas do livreiro, perder a noção do tempo percorrendo as prateleiras repletas de autores desconhecidos, esquecidos ou subestimados, e se surpreender com uma curadoria autêntica de histórias que não constam e (nem tem o propósito de constar) nas listinhas de best sellers. Boa viagem!
O número de livros à venda impressiona: 300 mil! Isso sem contar os DVDs, CDs, LPs, gibis… Tudo estocado em uma área de 2 mil metros quadrados no centro de São Paulo. Criado em 1970 pelo mineiro Messias Antonio Coelho, o sebo é bem democrático, com vários títulos disponíveis por 1 ou 2 reais, inclusive materiais didáticos.
2) Sebo Brandão
Esse sebo também abriu as portas nos anos 70 e até hoje é referência para moradores e turistas que desembarcam em Salvador. Tem livro de todos os tipos e de todos os conhecimentos: religiosos, filosóficos, antropológicos, críticos literários, gastronômicos, astronômicos… O acervo também chega à casa dos milhares, contando inclusive com obras em inglês, italiano, alemão e francês.
O casarão do começo do século com forro, escada e estantes de madeira, sofás e a ilustre presença da gata siamesa Ísis que passeia à vontade pelo salão dão à Beta de Aquarius, na região do Catete, no Rio de Janeiro, um quê de sala da casa de alguém. Um lugar especial para garimpar títulos raros e esgotados.
4) Sebinho
O mais bem selecionado acervo de livros usados de Brasília existe há 32 anos e ocupa quase um bloco inteiro na Asa Norte. Térreo e subsolo são tomados por estantes de livros usados, discos de vinil, HQ`s, card games, board games, action figures e camisetas temáticas. A loja cresceu com o passar dos anos e ganhou espaço para eventos, lan house, áreas de convivência e leitura, além de promover oficinas de restauração de livros e dispor de um simpático café com mesas na calçada. Programa para uma tarde inteira.
O ‘fusca sebo’ é uma iniciativa do arquiteto Thiago Sinohara e da jornalista e escritora Marília Bona. Juntos, o casal traz um “ambiente retrô” para as ruas de Cuiabá. É possível encontrar livros, fitas cassetes e até vinis. Tudo a um preço bem mais em conta.
O nome dessa garagem que virou sebo numa ruazinha tranquila do bairro de Pinheiros, em São Paulo, faz alusão à frase de epitáfio sugerida pela crítica e escritora Dorothy Parker: “Excuse my dust”. Por ali, se espalham livros usados em bom estado e edições especiais de revistas com curadoria do jornalista Ricardo Lombardi.
7) O Geraldo
Há mais de 50 anos instalado no centro de Fortaleza, o sebo propicia como poucos a experiência típica do “garimpo”: ninguém sabe, ao certo, o que você poderá encontrar nos mais de cem mil livros, de todos os estilos, do acervo. Os autores cearenses contam com destaque especial em prateleiras apartadas.
A Joaquim une sebo e bar no mesmo lugar no centro de Curitiba. No espaço, livros diferenciáveis do restante do mercado por serem títulos raros/esgotados ou produtos de colecionadores. O mesmo vale para os vinis. O nome da loja é uma homenagem à revista criada por Dalton Trevisan nos anos 1940 e ao primeiro nome de Machado de Assis.
Aberto em 2002 e com quatro unidades no centro de Porto Alegre, o Beco dos Livros é o melhor sebo da cidade (e do mundo, dizem os gaúchos). Os corredores guardam de raridades a livros comuns, vendidos a preços bastante atrativos.
10) Praça do Sebo
O espaço no bairro de Santo Antonio, no Recife, chega em 2018 aos 37 anos. Escondido por trás dos prédios da Avenida Guararapes, destina-se unicamente aos sebistas da cidade. Uma verdadeira viagem no tempo.
11) Letra Viva
Esse sebo na Rua Luís de Camões, atrás da Praça Tiradentes, é um dos cantinhos imperdíveis do centro do Rio. Lugar perfeito para passar algumas horas folheando livros raros e depois tomar um delicioso café no bistrô.
Publicidade
Se há algo de realmente novo no cenário político que, de fato, podemos e devemos comemorar é o uso da tecnologia...
São quase 72 anos de vida, sete livros publicados e uma legião de milhões de fãs em seu canal Mova no YouTube. A...
Hoje é terça, e tradicionalmente dia de Seleção Hypeness por aqui. Como as férias estão chegando pra muita...
Depois do sucesso do post sobre os homeoffices que inspirariam qualquer mortal, hoje voltamos com uma compilação de...
O Natal é uma data querida por si só. Apesar das piadas infames daquele tio meio ‘mala’, não faltam comidas...
Morar numa cidade grande traz um certo cansaço às vezes, mas que tal renovar suas energias observando São Paulo por...
Se você é leitor assíduo do Hypeness, muito provavelmente já viu por aí algumas das nossas matérias falando do...
Se voltássemos no tempo e víssemos quanto a nossa vida mudou por conta dos smartphones, poucas pessoas acreditariam...
Os baianos são o maior grupo imigrante de São Paulo. São cerca de 1,7 milhão de naturais da "boa terra" vivendo na...