Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“Mais que doutorinha mais baixa essa hein? Já vi que você saiu da senzala porém a senzala ainda não saiu de você”.
A frase acima é atribuída a dentista Delzuite Ribeiro de Macêdo que está sendo acusada de crime de racismo contra um bebê. A situação, noticiada pelo Meio Norte, aconteceu em São Raimundo Nonato, a 522 quilômetros da capital piauiense Teresina, gerando o registro de um boletim de ocorrência feito pela também dentista Thaiane Neves.
Junto ao B.O a mãe da vítima anexou ainda outras provas, como as publicações feitas por Delzuite no Facebook contra a criança. Tem mais, de acordo com a advogada responsável pelo caso Cynthia Verena, esta é a oitava acusação de racismo contra a dentista.
Segundo a delegada, Delzuite Ribeiro de Macêdo deve ser presa por racismo
“Mais que doutorinha mais baixa essa hein? Já vi que você saiu da senzala porém a senzala ainda não saiu de você. Aí minhas amigas só me chegam com ‘amiga você viu que noiva feia’, ‘mulher como a filhinha de fulana é feia, você já viu?’ e eu só respondo, ‘não amiga, não me interesso por gente que nunca chegará ao meu tom de pele’. E se não querer misturar meu sangue for ‘preconceito’, sim sou ‘preconceituosa’. Mas abraço e beijo meus amigos de outras cores e coloridos. Mas escolhi a dedo com quem me misturar”, disse ela na rede social.
Para a delegada não existem dúvidas sobre o crime e que as publicações “atingiram toda uma raça”. Dizendo que “vai tomar todas as medidas cabíveis”, Cynthia frisou que a dentista não está mais na cidade, porém quando inquérito terminar “possivelmente será presa”.
Emmanuel de Castro, marido da autora da denúncia, disse que esta não é a primeira vez em que a família se vê ameaçada ou ofendida por Delzuite Ribeiro.
“Quando íamos passando eu, minha esposa com minha filha de um mês nos braços e minha irmã na poltrona traseira do meu carro, ela jogou uma tesoura tentando atingir a minha esposa e minha filha, por sorte conseguimos fechar o vidro do carro a tempo e a tesoura pesou no vidro. Logo mais à noite ela foi no Facebook e fez essas postagens sendo preconceituosa. Fomos na delegacia e entramos com processo de racismo e tentativa de homicídio”, concluiu.
O casal disse já ter sofrido outras ameaças da dentista
Ao ser questionada sobre o crime, a dentista disse que tudo não passa de calúnia. Delzuite declarou ainda que vai contratar um advogado junto ao Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) para se defender das calúnias e difamações. Refutando o racismo, ela se justificou dizendo namorar um “moreno da cor de um chocolate”, ressaltando que se fosse realmente racista não namoraria uma pessoa morena.
Não custa lembrar que racismo é crime previsto em lei. O artigo 140 do parágrafo 3º do Código Penal, relaciona injúria racial aos crimes contra a honra e que atingem o conjunto de atributos intelectuais, físicos e morais de uma pessoa. A punição pode virar de 1 a três anos de reclusão ou multa.
Já o crime de racismo, está previsto na Lei n. 7.716/1989 e se caracteriza quando a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade. Como o ato de impedir negros de andarem livremente pelos lugares. Neste caso são de 2 a 5 anos de prisão ou pagamento de multa.
Publicidade
Pedro Cardoso, mais uma vez, foi contundente ao dar entrevista na TV. O ator usou o personagem Agostinho para falar de...
Quem anda no transporte público tem duas opções: colocar os fones de ouvido ou escutar a prosa alheia. O Guilherme,...
Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado...
O estadunidense Jimmy Flores, um morador de Tempe, Arizona, não acreditava muito na seriedade da pandemia. Mas depois...
A estadunidense Bridgette Davids viralizou no TikTok após relatar uma dramática histórica em um vídeo. A mulher de...
O limite entre um fetiche excitante e uma atitude invasiva e até mesmo abusiva é tênue, e reside no desejo dos...
Thales Bretas, viúvo do ator e humorista Paulo Gustavo, revelou ao "Fantástico" neste domingo (9) que os gêmeos...
A BBC Brasil entrevistou uma enfermeira sobre os episódios ocorridos no último 4 de junho no Hospital de Campanha do...
O ator Jussie Smollett foi condenado a quase 5 meses de prisão e 30 meses de liberdade condicional por fazer uma...