Futuro

Este país produz muito petróleo, mas vende mais carros elétricos que movidos à gasolina

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

A venda de carros elétricos e híbridos na Noruega superou pela primeira vez a de carros movidos à gasolina e diesel no país, atingindo 52% do mercado. O país confirmou sua posição como líder mundial na diminuição de emissões de gases poluentes por veículos, superando consideravelmente a marca de 40% do mercado que os carros “verdes” ocuparam em 2016.

O caso norueguês é um ótimo exemplo do compromisso de um governo com a redução de emissões e o posicionamento a respeito das metas climáticas estabelecidas. O sucesso dos automóveis verdes contou com um incentivo considerável do governo, que eliminou impostos sobre veículos limpos, e ofereceu estacionamento gratuito e acesso a corredores de ônibus para quem dirigir um elétrico ou híbrido.

Mesmo liderando, os números da Noruega, o 15º maior produtor de petróleo no mundo, ainda estão aquém da meta de reduzir gases de efeito estufa em 40% até 2030, em relação aos números de 1990. As intenções do governo, no entanto, são ainda mais ambiciosas, prometendo banir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis até 2025.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para combater aquecimento global, Elon Musk libera todas patentes da Tesla