Ciência

Estudo pioneiro revela de que maneira os pássaros veem o campo magnético da Terra

por: Redação Hypeness

Por centenas de anos a rotina migratória de pássaros fez com que os humanos se perguntassem como os animais faziam para se orientar ao viajar pela Terra. Já há algum tempo, cientistas chegaram a uma resposta: eles são capazes de se guiar a partir do campo magnético do planeta. Mas ainda faltava entender como.

Aparentemente, não falta mais. Dois grupos de pesquisa europeus, independentes entre si, se dedicaram a estudar a visão de aves europeias e chegaram à mesma conclusão: eles têm uma proteína nos olhos que seria capaz de enxergar o campo magnético.

Isso derruba outras teorias, como a de que cristais de ferro no bico das aves funcionariam como bússolas. A proteína foi batizada de Cry4, depois de ter sido encontrada por cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, e da Universidade Oldenburg, na Alemanha.

O primeiro grupo estudou piscos-de-peito-ruivo, enquanto o segundo se encarregou de observar mandarins. A Cry4 é uma proteína que faz parte da classe dos criptocromos, receptores de luz azul presentes em plantas e animais. Seriam eles os responsáveis pela magnetorecepção, a capacidade de detectar um campo magnético para se localizar.

Além de identificar a Cry4, os cientistas também perceberam que as moléculas se concentram na parte da retina que mais recebem luz, o que corrobora a teoria de que a magnetorecepção depende da luz azul, e que os níveis da proteína aumentam durante a temporada de migração.

Agora, antes de cravar que a Cry4 é a única responsável pela capacidade de localização das aves, os cientistas precisam estudar outras espécies, especialmente as que costumam fazer migração, para determinar se a mesma proteína é encontrada em seus olhos.

Publicidade

Fotos: Pixabay/Creative Commons CC0


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
China eleva alerta após caso de peste bubônica; paciente está em quarentena