Ciência

Exército dos EUA quer criar IA capaz de reconhecer rostos através de paredes e no escuro

23 • 04 • 2018 às 09:51
Atualizada em 23 • 04 • 2018 às 09:52
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos têm feito diminuir as distâncias entre ficção e realidade. E o exército dos Estados Unidos pretende dar mais um passo nessa direção: seus pesquisadores estão trabalhando em um sistema de reconhecimento facial que dispensa a captura de uma imagem do rosto da pessoa em questão.

Trata-se de um projeto, já em andamento, que pretende cruzar o sistema de reconhecimento facial com câmeras que captam a temperatura corporal, permitindo que indivíduos sejam identificados à noite ou até mesmo estrando atrás de uma parede.

O projeto foi revelado de forma oficial pelo exército norte-americano, e os cientistas responsáveis afirmam já ter conseguido êxito no reconhecimento facial através das câmeras térmicas com uma base de dados inicial. O desafio agora é aumentar a capacidade do programa para que ele faça as identificações em um banco mais amplo.

Segundo o exército, o objetivo da tecnologia é ajudar a reconhecer inimigos em campos de batalha, ajudando os soldados a identificar se estão próximos de pessoas inseridas nas listas de inimigos. Ela poderia ser utilizada em tempo real, no futuro, ou, a princípio, sendo rodada quando os soldados voltam às bases, levando consigo as gravações térmicas feitas em missão.

Os pesquisadores responsáveis pelo projeto divulgaram um artigo sobre suas descobertas.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness