Fotografia

Fotos raras de um momento ainda mais raro: a jovem Janis Joplin comportada e relax

por: Redação Hypeness

Antes de se tornar um símbolo dos loucos anos que encerraram a década de 60 e uma das maiores cantoras em todos os tempos, com sua colorida e corajosa rebeldia, o desenfreado uso de drogas e a força de sua atitude e principalmente sua incrível voz, Janis Joplin foi uma jovem e talentosa estudante que começava a se destacar como cantora como parte de um trio folk. Em 1962 o jornal de sua universidade a fotografou para uma reportagem a seu respeito, e é incrível hoje ver um espírito aparentemente tranquilo, relaxada e comportada com seu violão.

É claro que o verdadeiro espírito que viria a se revelar a partir de sua voz e de seus shows em 1967 já estava lá, e a própria chamada para a matéria já sugere a Jonis Joplin que viria a ser e conquistar o mundo cinco anos depois: “Ela ousa ser diferente”. O texto da reportagem ilustra não só o quão conservador e machista o mundo era, e o tamanho do impacto que a atitude e a música de Joplin viria a provocar pouco tempo depois. “Ela fica descalça quando tem vontade, veste calças Levis para aula por serem mais confortáveis, e carrega sua caneta para onde vai para o caso de ter a necessidade de escrever uma canção. Seu nome é Janis Joplin”, diz a matéria.

A carreira de Janis duraria somente pouco mais de três anos, desde seu estouro em 1967 (com a banda Big Brother and the Holding Company, especialmente após sua apresentação no festival de Monterey em junho daquele ano) até outubro de 1970, quando viria a falecer, aos 27 anos. Joplin precisaria lançar somente 4 discos para se tornar uma das (senão a maior) cantora de rock em todos os tempos – seus 4 discos, no entanto, viriam a vender cerca de 20 milhões de cópias.

Publicidade

© fotos: Marjorie Alette


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Como um drone deixou a Terra com cara de planeta de uma galáxia distante