Inspiração

Gangsta gardener: ele combate o racismo plantando comidas saudáveis em LA

por: Redação Hypeness

Os efeitos do racismo e da desigualdade social entre brancos e negros nos EUA, pode ser percebido em pontos diversos, especialmente no que diz respeito ao acesso a premissas fundamentais para uma melhor qualidade de vida. Um estudo indica que, enquanto 31% da população branca americana vive em áreas com um ou mais supermercados acessíveis, somente 8% da população negra pode comprar com facilidade uma comida de qualidade. Fica claro, assim, que existem dois sistemas de alimentação diferentes no país – e é essa desigualdade, que provoca surtos de obesidade entre a população negra, que Ron Finley combate – e o faz plantando.

Conhecido como Gangsta Gardener, Finley decidiu que precisava mudar a realidade que o obrigava a dirigir mais de 45 minutos para poder encontrar alimentos frescos e saudáveis. Finley, que vive em Los Angeles, era estilista e, depois de um curso de jardinagem em 2010, decidiu que plantaria frutas e vegetais em seu próprio quintal como arma para combater o racismo e a desigualdade, que se refletia diante de seus olhos até mesmo na qualidade da alimentação.

Além de plantar em sua casa, Finley ensinou seus métodos de cultivo aos vizinhos e quem mais quisesse aprender. “É um conceito simples: se a comida não está lá, coloque-a lá! É nossa responsabilidade – se queremos mudar o bairro, é preciso partir de nós”, ele diz. A cidade de Los Angeles – que ele chama de uma “prisão alimentar” – não gostou de seu gesto, e o multou por plantar ilegalmente. Finley se recusou a pagar a multa, e sua prisão foi decretada.

Acima e abaixo, o jardim de Finley em sua casa

Uma petição pela permissão a Finley para cultivar seu alimento foi criado e, em 2013, a lei foi mudada – graças à “jardinagem de guerrilha” defendida pelo estilista. Hoje Finley viaja o mundo mostrando seu Ron Finley Project, que pretende espalhar amor e comida por toda a parte, com o sonho de transformar desertos de alimentos em jardins.

“Não é somente sobre comida; é sobre justiça alimentar. Se você não se alimenta de forma saudável, nutritiva, vibrante, como poderá crescer qualquer coisa em você?”

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 dicas para superar estigmas e aproveitar o isolamento para a evolução pessoal