Ciência

Inteligência artificial encontra 6 mil ‘novas’ crateras na superfície da lua

por: Redação Hypeness

Algumas descobertas dentro do campo da astronomia, que para nós podem parecer banais ou desimportantes, em verdade ajudam astrônomos a melhor entenderem coisas tão complexas quanto a formação do sistema solar. A recente descoberta de 6 mil novas crateras na lua é um desses casos, mas um pequeno detalhe torna tal façanha realmente impactante: quem “encontrou” as novas crateras não foi uma pessoa, mas sim a inteligência artificial.

Pesquisadores das universidades de Toronto, Arizona State e Penn State “ensinaram” a uma ferramenta de reconhecimento e classificação visual de dados a reconhecerem crateras, e o colocaram para trabalhar sobre uma parte da superfície lunar. Assim, o programa pôde descobrir 6 mil crateras até então não catalogadas por seres humanos.

Tal método abre mil novas possibilidades de utilização de Inteligência Artifical para tarefas mais “simples” porém fundamentais como essa – que nos ajuda a entender melhor a formação do sistema solar, por exemplo – enquanto os astrônomos podem se dedicar a tarefas mais complexas e desafiadoras. Enquanto muitos temem o uso da inteligência artificial, quem diria que a parceria com nossa inteligência pode realmente nos levar além – ao espaço.

Publicidade

© fotos: Pinterest


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas explicam como sangue artificial pode salvar vidas no futuro