Inovação

Invenção pode evitar desperdício de 250 milhões de bananas por ano

Vitor Paiva - 10/04/2018 | Atualizada em - 26/09/2019

Um simples filtro, feito de material respirável, poderá evitar um imenso desperdício anual de bananas. A invenção, feita pela empresa britânica It’s Fresh!, se baseou na compreensão de um grande ciclo de desperdício da fruta no país e no mundo, e ajudaria a resolver o problema prolongando a “vida verde” da banana, antes de chegar aos mercados e às casas das pessoas.

Bananas verdes com o filtro da It’s Fresh!

O processo é simples: muitas bananas são jogadas fora durante o caminho entre os produtores e as prateleiras por amadurecerem rápido demais, e chegarem aos mercados já maduras, sem tempo de espera ou de venda. Da mesma forma, exemplares perfeitamente comestíveis do alimento são jogados fora de nossas casas. O filtro promete prolongar o tempo em que a fruta permanece “verde”, e sua eficácia já foi comprovada.

À esquerda, bananas em que utilizaram o filtro

O filtro, colocado junto com as frutas antes do transporte, absorve o etileno da banana – hormônio que provoca o amadurecimento, de forma mais ecológica e eficaz que outros meios hoje utilizados – a “vida verde” da banana dobrou com o filtro, chegando a 70 dias. Segundo especialistas, se alguns poucos produtores utilizarem o produto da It’s Fresh!, o impacto já será imenso, podendo evitar o desperdício de mais de 250 milhões de frutas.

“Estamos determinados a reduzir o desperdício mundial de alimentos e isso significa tratar dos problemas ao longo de todo o processo de produção, igualmente dos problemas em nossos supermercados e lares. Nossas descobertas permitem demonstrar o poder dessa tecnologia, capaz de reduzir o desperdício mundial e de ajudar produtores e importadores do mundo todo”, disse Simon Lee, fundador da empresa.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Tapete prático garante praia acessível para cadeirantes