Sustentabilidade

Jardins de chuva: por que ruas de SP estão sendo quebradas para o plantio de vegetação

Redação Hypeness - 24/04/2018 | Atualizada em - 25/04/2018

A falta de solo permeável e de áreas verdes é um problema antigo de São Paulo, e as imagens de enchentes vistas ano após ano não nos deixam mentir. Mas grupos de ativistas ambientais têm proposto uma solução prática e bonita: os chamados jardins de chuva.

Trata-se de uma espécie de canteiro com plantas, mas com uma diferença para os que costumam ser vistos pelas ruas: o solo é levemente rebaixado e conta com buracos para captar o volume de água que normalmente iria para os bueiros.

Assim, os jardins de chuva absorvem água, aliviando o sistema convencional de drenagem, e também garantem que o lençol freático da região seja alimentado, ajudando as plantas a serem irrigadas mesmo em períodos de menor precipitação.

Eles também aumentando a umidade do ar, graças à transpiração das plantas, e diminuem as ilhas de calor, outro problema urbano comum em praticamente todas as grandes cidades.

Rotatória Jardim de Chuva

Simples jardins de chuva podem ajudar a acabar com inundações como a de hoje na cidade de São Paulo. Você sabe em que bairro foi feita essa rotatória infiltrante?#revoluçãogentil

Posted by Permacultores Urbanos on Tuesday, March 20, 2018

 

Marginal Pinheiros – Foto: Cardim Arquitetura

Pinheiros Foto: Cardim Arquitetura

Pinheiros – Foto: Cardim Arquitetura

Pinheiros – Foto: Fluxus Design

Moema – Foto: Novas Árvores Por Aí

Moema – Foto: Novas Árvores Por Aí

Há alguns ativistas atuando junto à prefeitura de São Paulo para quebrar o concreto e instalar jardins de chuva: os grupos Novas Árvores Por Aí, Permacultores Urbanos e o escritório de arquitetura Cardim costumam trabalhar juntos e já fizeram obras em bairros como Moema, Pinheiros, Vila Mariana e Mooca e também na Marginal Pinheiros.

Publicidade

H/T: Ciclo Vivo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Planta que aponta para origem da Mata Atlântica pode sumir para sempre