Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Transferências milionárias, negociações misteriosas, quantias intermináveis de dinheiro, fama, o futebol é uma realidade bem diferente da vivida pela maioria das pessoas. No esporte mais popular do mundo, ser jogador é o sonho de 10 em cada 10 jovens.
Porém a profissionalização ainda é um privilégio de poucos e muitas vezes a conquista se dá por meios escusos, envolvendo inclusive casos de abuso sexual de menores. Mais comum do que se imagina, a violência sexual está escondida em falsas promessas de dirigentes e empresários.
O último escândalo envolve um dos clubes mais tradicionais do país, o Santos, conhecido justamente pelo intenso investimento nas categorias de base. O jovem Patrick resolveu colocar o promissor futuro em xeque ao denunciar um funcionário do clube da baixada santista. Segundo matéria publicada no UOL, o jovem atualmente com 19 anos, fez uma denúncia de abuso sexual contra um dirigente do clube, que nega as acusações.
O Santos está no centro de denúncia de abuso sexual
O Boletim de Ocorrência foi registrado contra Ricardo Crivelli, o Lica, na 4ª Delegacia de Repressão e Combate à Pedofilia, no DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa), em São Paulo. As informações do B.O. dão conta de que Lica teria abusado de Ruan quando ele tinha por volta de 11 anos de idade. Com a versão confirmada por uma testemunha, um inquérito está correndo em segredo de justiça.
Enquanto espera o desenrolar do caso, o jogador arca com as consequências de bater de frente com os poderes do futebol. Mas mesmo sem clube, Ruan afirma não se arrepender da denúncia.
“Falei para o meu empresário e para o meu pai e eles me aconselharam a fazer a denúncia. Praticamente abri mão de jogar no Santos para fazer essa denúncia, mas não me arrependo”, explica.
Atual presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Marcelo Teixeira pediu, em entrevista à ESPN Brasil, cautela em relação à acusação de abuso sexual contra o coordenador da base santista. “Nós temos que ter muito cuidado até apurarmos os fatos. Fui procurado por alguns conselheiros para tratar sobre o caso e trouxemos o garoto aqui”.
Teixeira, que já foi presidente do Santos, admitiu porém a gravidade do caso. “Isso não é admissível. Temos que educar as pessoas. Os atletas podem ser que não vinguem, mas é necessário educar estes jovens. Qualquer tipo de assédio, pedofilia é inadmissível. Este caso deve ser apurado rigorosamente”.
Apesar da frequência, o abuso sexual no futebol segue um tabu entre os clubes e as entidades organizadoras do esporte. Em 2014, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinou pacto com o Congresso Nacional se comprometendo em adotar 10 medidas contra o abuso nas categorias de base. Porém, quatro anos depois nenhuma ação foi colocada em prática pela entidade.
Além do Santos Futebol Clube, há pouco o futebol argentino foi abalado pela revelação de uma rede de abusos sexuais de jovens atletas do River Plate e Independiente, obrigando a Associação do Futebol Argentino (AFA) e os clubes a elaborarem um protocolo de proteção infantojuvenil.
Publicidade
Nessa semana, a CPI da Pandemia chegou ao seu momento final: o relator Renan Calheiros (MDB-AL) está apresentando seu...
A dimensão da perda provocada pelo incêndio no galpão da Cinemateca Brasileira ocorrido na última quinta-feira, dia...
Após passar mais de 100 dias em prisão preventiva por furtar água, uma mulher, mãe de uma criança de cinco anos de...
Depois de um caso de contágio canino por Covid-19 confirmado em Hong Kong em março, um pastor alemão recebeu o...
A sempre maravilhosa cantora pop Lizzo postou recentemente uma selfie nua nas redes sociais. A artista taurina...
Hollywood está mudando. Sobretudo em função da pressão exercida por grupos de mulheres como o #MeToo - revelando...
No mês mais importante do ano para a prevenção do suicídio, o setembro amarelo, Carlinhos Maia resolveu chamar de...
Conhecida pelo programa 'Amor &Sexo' e atualmente no ar em ‘Malhação - Toda Forma de Amar’, atriz Mariana...
Perturbador, ácido, perigoso, cômico, triste. Estes são alguns dos adjetivos atribuídos pela crítica ao...