Sustentabilidade

Jovens vencem ação judicial que obriga Colômbia a cuidar da Amazônia

por: Redação Hypeness

A sensação de que as autoridades não estão fazendo o suficiente para combater as causas das mudanças climáticas que ameaçam o futuro é algo comum no mundo. Por isso, um grupo de jovens colombianos decidiu mover uma ação judicial contra o governo de seu país, e venceu a disputa.

A Suprema Corte da Colômbia decidiu que o Estado não tem cumprido com seu papel de combater o desmatamento na Amazônia, um problema ambiental que se arrasta há décadas e está ligado ao aquecimento global. Entre 2015 e 2016, os índices subiram 44%.

Por isso, um coletivo de jovens, com idades entre 7 e 26 anos, ingressou com a ação judicial pedindo que o governo se comprometesse a fazer mais. Segundo eles, a ineficiência do governo ameaça seu futuro e viola o direito constitucional a um meio ambiente saudável, à vida e ao acesso à comida e à agua.

A Suprema Corte concordou com os argumentos e determinou que as autoridades, de níveis regionais e federais, têm quatro meses para apresentar um plano de combate ao desmatamento. Além disso, a decisão define a Amazônia como uma “entidade sujeita a direitos”. Assim, o Estado tem o dever de proteger, conservar, manter e restaurar a floresta.

De acordo com a Suprema Corte colombiana, a floresta tem sido desmatada legal ou ilegalmente para abrir espaço para a agricultura e a pecuária, além de plantações de coca, mineração ilegal e exploração madeireira.

O grupo que moveu o processo espera que os governantes de fato se mexam para elaborar um plano de ações que saia do papel, e também que a decisão inspire pessoas de outros países a lutar pelo direito de viver num futuro em que o compromisso com o meio ambiente não seja mero discurso.

Publicidade

Foto do grupo via Dejusticia

Foto da floresta via Pexels (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Carne moída sem ingredientes animais lançada pela Fazenda Futuro chega aos mercados