Debate

Juiz proíbe venda de Barbie Frida Kahlo no México – e o motivo você nem acredita

por: Redação Hypeness

Um juiz mexicano proibiu sumariamente a venda no país da boneca Barbie inspirada na grande pintora Frida Kahlo. A decisão se deu após o reconhecimento de que somente a família de Frida possui os direitos do uso de sua imagem – mas as críticas e justificativas à boneca feitas pela sobrinha-neta da pintora vão muito além das normas legais.

Segundo a sobrinha-neta Mara Romeo, além da família, enquanto “única titular dos direitos de imagem da pintora”, não ter autorizado a fabricação da Barbie especial, a maneira como Frida Kahlo foi representada pela Mattel, empresa fabricante da Barbie, também determinou a proibição. “Gostaria que a boneca tivesse mais traços de Frida, que não tivesse olhos claros, que trouxesse as sobrancelhas unidas, que representasse tudo o que a minha tia representava: a força… Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México”, disse Mara.

Lançada no mês de março como parte de uma coleção em celebração ao Dia Internacional da Mulher intitulada “Mulheres que Inspiram”, a Barbie em homenagem à Frida Kahlo teria nascido de um acordo entre a Mattel e a empresa Frida Kahlo Corp., do Panamá – que alega possuir os direitos sobre a imagem da pintora. A decisão do juiz vale somente para o México, mas a família da pintora já sinalizou o desejo de impedir a venda em outros países, como os EUA em breve.

a pintora mexicana Frida Kahlo

Que as minúcias jurídicas sejam esclarecidas e decididas pela família – que naturalmente deve ter a preferência sobre o uso da imagem de uma das mais importantes artistas do século XX. O mau gosto, porém, sobre vender a imagem de uma Frida com a pele mais clara, mais magra, menos mexicana e sem as fortes características que marcavam seu rosto – tão registradas por ela mesma em seus diversos autorretratos – esse merece ser combatido de qualquer forma.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
De ‘shorts Anitta’, Bruna Linzmeyer responde motorista que assediou menor de idade