Inspiração

Juíza permite que detento conheça filho de 1 mês e conquista a internet

por: Redação Hypeness

Especialistas em direitos humanos e penal garantem, é preciso humanizar o sistema penitenciário para que possam existir chances de recuperação dos infratores.

Dono da maior população carcerária do mundo com mais de 2 milhões de detentos, os Estados Unidos são conhecidos pela rigidez e até insensibilidade no tratamento de pessoas em situação de prisão. Mas pelo menos no caso a seguir a regra não se manteve. 

James Roder, de 24, foi condenado à prisão por roubo e além disso foi alvo de uma ordem que impedia o contato com a sua esposa, Ashley, também indiciada pelo crime. Durante o período, a jovem acabou dando luz ao filho do casal. 

Humanização pela recuperação

O fato fez com que a juíza Amber Wolf, responsável pela sentença, pelo menos por um momento voltasse atrás de sua decisão, permitindo o encontro entre o pai e seu filho de 1 mês de vida.

A primeira vez entre o pai e a criança ocorreu diante do tribunal e as lágrimas de Roder acabaram emocionando a todos, inclusive a juíza Wolf. Porém, a magistrada reafirmou a ciência de suas escolhas.

“Eu sei que instaurei uma ordem de restrição entre vocês e isso não vai mudar. Estou abrindo uma exceção temporária diante do júri para que você possa encontrar com o bebê. Ele é seu filho”, registrou durante a sessão.

A juíza Amber Wolf não conteve a emoção

A atitude da juíza é um exemplo importante da percepção das responsabilidade do sistema judiciário e da sociedade como um todo no caminho de recuperação de detentos. O fato de ter a liberdade privada pela transgressão da lei não dá direito ao Estado de menosprezar o cidadão.

“O preso pode estar privado do direito de liberdade por um período determinado, mas ele não perde seus outros direitos e, sobretudo, o direito à dignidade humana”, declarou ao site da Carta Capital o Ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coelho sem pelos com condição genética rara bomba no Instagram