Sustentabilidade

Leis de controle já reduziram plástico no oceano, diz relatório

por: Mari Dutra

Estudos apontam que o oceano terá mais plásticos do que peixes em 2050. As leis de controle impostas pelo Reino Unido, no entanto, já estão surtindo efeito para mudar esse cenário.

Desde 2016, quando a maior rede de supermercados britânica deixou de oferecer sacolas plásticas aos clientes, o país vem buscando minimizar a distribuição de plásticos descartáveis.

As sacolas de uso único diminuíram em 80% após os estabelecimentos passarem a cobrar por elas na Inglaterra. De acordo com o site Global Citizen, mais de 9 mil sacolas plásticas já foram poupadas.

Graças a estas medidas, a quantidade de sacolas encontradas nos oceanos já diminuiu, segundo o Independent. Apesar disso, o número de lixo nos mares continuou estável devido ao aumento de outros itens plásticos, como garrafas e resíduos de pesca.

Em janeiro deste ano, o país aprovou uma lei que proíbe o uso de microesferas de plástico em produtos de higiene e cosméticos. Agora, o Reino Unido estuda implementar uma cobrança sobre copos de café descartáveis. A medida já conta com o apoio da maioria da população britânica, mas ainda precisa ser aprovada pelos ministros do país.

Publicidade

Foto em destaque: Johnny Chen/Unsplash

Foto no corpo do texto: Mert Guller/Unsplash


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.


X
Próxima notícia Hypeness:
Como a produção de dendê está destruindo uma das maiores florestas da Ásia