Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quem vê o rap como um universo machista e desigual tem toda razão em assim notá-lo – não só esse como todos os gêneros musicais. Em relato recente, o maior ícone do rap brasileiro crê que as coisas devem – e irão – mudar, revelando seu olhar sobre tal processo e como o impacto positivo que o feminismo e a igualdade de gêneros podem oferecer não só para a sociedade como também para o próprio rap – como um elemento essencial para a “sobrevivência do gênero”. Para quem tem dúvidas sobre a procedência de tal contundente afirmação, ela veio de ninguém menos que Mano Brown.
“Fui criado de maneira machista, mas o mundo está mudando – e para melhor. Não podia continuar errado desse jeito. Não faz nenhum sentido o homem ser beneficiado só por ser homem; é injusto. Eu acompanho esse processo dentro de casa, com minha esposa, minha filha – vivo cercado de mulheres. No momento em que entendi que, se eu não respeitar uma mulher, não vou respeitar ninguém, aí ficou fácil”, escreveu o vocalista dos Racionais MCs. “Então mudei como pessoa, minha música mudou, minha abordagem, o entendimento do mundo… O homem tem tendência a narrar o que está em volta dele. Minhas canções têm essa força das ruas, das gangues. Parei para analisar que esse universo masculino também provoca o sofrimento das mulheres”, contou o rapper, em entrevista à revista Claudia deste mês.
O relato foi escrito para a edição de março da revista Cláudia, e segue: “Só que todo movimento de mudança encontra resistência. E hoje há dois grupos muito opostos: uma juventude conservadora e outra completamente libertária. Mesmo assim, as mulheres estão entrando com força total em todos os espaços, inclusive no rap. Esse frescor e essa abertura são essenciais para a sobrevivência do gênero, dos sons, das ideias. Por isso que a gente tem que, cada vez mais, cantar as mulheres, colocá-las nos palcos, até para fazer esse movimento contrário à resistência. Eu sei que, quando olhamos, ainda não há mudanças muito significativas, mas elas virão, é inevitável.”
Publicidade
No Interior do Alabama: A Vida em Hale County acompanha as vidas de três jovens, Latrenda, Quincy e Daniel. Ao...
Quem nunca acabou um livro completamente abalado, com a ponta do nariz vermelha e os olhos cheios de lágrimas? Pois...
Matt Damon, 47, já foi para Marte, já ganhou o Oscar, estrelou, produziu e até escreveu uma porção de filmes. Mas...
Já falamos aqui sobre o maratonista que decidiu correr mais de 300 km para realizar o sonho de três crianças....
Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram uma nova tecnologia que pode transformar qualquer tipo de...
Priscilla Adduca se formou em direito, mas decidiu que sua curiosidade por novas áreas era maior que o diploma. Ao...
O mês de abril tem trazido ansiedade a alguns detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, localizada em...
Nós já falamos aqui sobre a façanha incrível de Seun Adigun, Ngozi Onwumere e Akuoma Omeoga, as três mulheres...
O uso medicinal da maconha vem sendo discutido cada vez mais. Enquanto o assunto avança em outros países, aqui no...