Debate

Mariah Carey fala sobre diagnóstico de bipolaridade: ‘Vivia em negação e isolada’

por: Kauê Vieira

Uma das cantoras mais bem sucedidas de sua geração Mariah Carey resolveu falar pela primeira vez sobre seu diagnóstico de Transtorno Bipolar. Durante entrevista para a revista People, a norte-americana com mais de 200 milhões de discos vendidos, revelou que convive com o problema desde 2001, quando sofreu um colapso físico e foi internada.

Vivendo em negação por muito tempo, Mariah disse que relutou em tornar o transtorno público com medo de uma repercussão negativa causada pela exposição excessiva. Aliás, só recentemente a artista resolveu buscar auxílio de profissionais.

“Até pouco tempo eu vivia isolada e em negação. Tinha medo de ser exposta por alguém. Foi um fardo tão grande de ser carregado. Eu simplesmente não conseguia mais seguir sozinha e decidi me rodear de pessoas boas e me concentrar em coisas que eu amo, como fazer música”, contou.

A revelação de Mariah Carey contribui para o fim dos preconceitos

Depois da revelação, Mariah Carey está fazendo terapia e tomando medicamentos para controlar os efeitos do transtorno bipolar, que envolve momentos de depressão e irritabilidade.

Ainda visto com preconceito e de forma banal por uma parcela considerável da sociedade, o transtorno bipolar é coisa séria e precisa ser debatido. Transtorno Afetivo Bipolar é uma doença mental grave e que se caracteriza por alterações extremas no humor mais intensas do que o normal.

Podendo levar à demência e até ao suicídio, o transtorno bipolar atinge 4,2 milhões de brasileiros, sendo que 15% chegaram ao extremo de tirar a própria vida. Os números colocam o Brasil como dono de um dos índices mais altos de depressão e transtornos de ansiedade na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contribuições como a de Mariah Carey são fundamentais para uma mudança de postura diante dos problemas. Aliás, outros bons exemplos partiram de celebridades como o jogador da NBA Kevin Love, que em carta aberta revelou ter sido vítima de um ataque de pânico e o ator Dwayne Jonhson, o The Rock, que expôs a luta de anos contra a depressão.

Publicidade

Foto: Wikimedia Commons


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lázaro Ramos diz que se separar foi o que deixou a relação com Taís Araújo mais forte