Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Era um belo dia do verão de 1964 em Carlisle, no norte da Inglaterra, e a família Templeton decidiu dar uma volta pela cidade, terminando no lugar favorito do pai, Jim, da mãe, Annie, e da pequena Elizabeth.
Foi lá que Jim tirou a fotografia que faria seu nome percorrer o mundo: ele registrou a filha usando um vestido recém-comprado, mas só ao receber as fotos reveladas é que ele percebeu a presença de outra criatura na imagem.
Jim, que faleceu em 2011, passou a vida jurando que não havia mais ninguém por ali além de si, de Elizabeth e de Annie, que estava atrás dele. Duas senhoras conversavam dentro de um carro, mas distantes do local onde a família estava sentada.
Jim achou estranho e levou a fotografia até a polícia, suspeitando de alguma manipulação – os policiais não encontraram nenhum indício que indicasse isso. A história ficou famosa na região e logo chegou até os grandes jornais britânicos, que chamaram a atenção de veículos de todo o planeta.
A Kodak, empresa que fabricara todo o equipamento envolvido na fotografia, fez uma perícia e constatou não haver nenhuma alteração, inclusive oferecendo um prêmio a alguém que provasse se tratar de uma fraude – algo que nunca ocorreu.
Os ufólogos não tiveram dúvidas: o traje branco e o capacete com um visor preto só poderiam significar que se tratava de um astronauta. Vale lembrar que a corrida espacial entre EUA e URSS estava a todo vapor, e aparições de supostos OVNIs eram assunto frequente.
Jim contou que, após a fotografia ficar famosa, ele foi visitado por dois homens que diziam ser do governo e não contaram seus nomes, afirmando que suas identificações eram os números 9 e 11.
Eles o levaram até o local da imagem e começaram a fazer perguntas, mas ficaram bravos quando ele explicou que não tinha visto a criatura enquanto fazia a foto. Foram embora e o deixaram lá mesmo. Meses depois, Jim confessou achar que se tratou de uma fraude, e que ele caiu em uma pegadinha de dois homens se passando por agentes do governo.
De qualquer forma, a fotografia continua sendo um mistério difícil de explicar. Há quem fale na aparição de um espírito, outros afirmam que Jim ou Elizabeth tinham poderes psíquicos.
Uma outra fotografia tirada no mesmo dia mostra Elizabeth sentada e a mãe, Annie, agachada ao lado, com um vestido azul. Isso levou os céticos a teorizar que provavelmente Annie saiu de trás de Jim e ele não percebeu por causa da câmera.
Ela seria o suposto astronauta, estando de costas para as lentes de Jim. A superexposição à luz teria feito com que ela aparecesse como alguém toda de branco, e não de azul.
Mesmo assim, a teoria não convence a todos, e o mistério da fotografia segue causando a curiosidade de pessoas de todo o mundo.
Publicidade
Muitos de nós, durante a adolescência, fazíamos o mínimo de ir para a escola e já achávamos que era muito. Mas...
Muito bacana esse projeto colaborativo, onde as pessoas postam fotos de seus pais quando eram jovens.
Chantal James nasceu no Canadá, se formou em fotografia pela Parsons School of Design, em Nova York, e em 2005 decidiu...
O sonho de toda propaganda é poder contar com a ajudinha de uma celebridade. Contudo, nem sempre há dinheiro...
Projeto fotográfico muito bacana do alemão Menno Aden que encontrou um jeito diferente de retratar diversos...
Com cada vez mais políticas restringindo o consumo de tabaco e com a maior conscientização sobre seus efeitos...
Logo que a alemã Lisa M. Ca se mudou para Michigan, nos Estados Unidos, a variedade de pássaros que passeavam pelo...
Talvez a desesperada falta de apreço dos cachorros pela hora do banho seja, em verdade, uma questão estética –...
O fotógrafo Frauke Thielking criou um ensaio comparando pais vs filhos e mães vs filhas.