Debate

Não, o Brasil não terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos

por: Redação Hypeness

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida este ditado. Então, ele é muito valioso quando se trata de fake news. Termo do momento, inflado especialmente pela eleição do presidente norte-americano Donald Trump, que com frequência coloca em xeque a credibilidade dos veículos dos EUA, fake news são notícias falsas.

Em tempos de redes sociais e avanço da informação, esta prática vem fazendo diversas vítimas, inclusive grandes veículos de comunicação. O último boato foi o que garantia: “O Brasil vai ter o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos”.

Inverno mais frio dos últimos 100 anos?

Para muitas pessoas um fato assustador, a notícia foi disseminada de forma esquizofrênica em perfis do Facebook e do Twitter. Mas aqui pra nós, será mesmo que estamos diante de um fato? Bom, na verdade não.

Se trata de mais uma notícia sem fundamento. A história é o contrário. Segundo institutos meteorológicos, a expectativa é de que a estação seja mais quente do que o normal.

Falando ao UOL, o meteorologista do Instituto Somar Celso Oliveira preferiu não classificar a intensidade do frio do inverno. O profissional afirma que a estação até pode ter picos de temperaturas mais baixas, mas deve ser algo pontual.

“O que pode acontecer é como em 2013, que na semana do dia 25 julho houve uma brusca queda, mas, como um todo não foi um inverno frio”, comentou.

Checou a fonte?

O jornalismo se caracteriza pela prestação de serviços, por isso algumas dicas para não cair em notícias falsas são sempre bem-vindas.

Primeiro, ao se deparar com uma manchete apocalíptica, desconfie. Outra tática eficaz é checar a fonte, não se trata aqui de privilegiar os veículos mais conhecidos, mas antes de divulgar, é preciso se certificar da existência do meio de informação. E mais, use os sites de busca para ver como outros jornais estão tratando do tema.

No Brasil, as chamadas agências de fact-checking, checagem de fatos, ganham força. O destaque vai para a Agência Lupa, precursora na defesa da veracidade da informação.

Publicidade

Foto: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Miriam Leitão é desconvidada de feira de livro em SC. Motivo: a ‘ideologia’ dela