Ciência

O universo é uma obra de arte: Parece pintura do Van Gogh, mas é a superfície de Júpiter

Vitor Paiva - 05/04/2018 | Atualizada em - 30/12/2019

Na letra fria e objetiva da ciência, Júpiter é um planeta gasoso, não composto primariamente por matéria sólida, mas sim principalmente de hidrogênio, formando o maior planeta do sistema solar – duas vezes e meia maior do que a massa de todos os outros planetas somados. Quando visto de perto, porém – como fez e fotografou a sonda Juno, enviada pela NASA – Júpiter se revela na verdade como uma obra de arte.

 

O quinto planeta mais próximo do sol possui uma imensa atmosfera, a maior do sistema solar, com mais de 5 mil km de altitude, que permanece permanentemente coberta por nuvens de cristais de amônia em ventanias e tempestades intensas. Esses movimentos das faixas atmosféricas do planeta formam os incríveis desenhos abstratos na face de Júpiter, criando assim imagens e cores espetaculares feito fossem telas impressionista – como se Van Gogh ou Monet tivessem pessoalmente desenhado a face do planeta com seus pinceis.

 

Uma dessas tempestades oferece a característica gráfica mais marcante do planeta: a “grande mancha vermelha”, uma tempestade anticiclônica permanente, maior em quase três vezes que o planeta Terra.

A sonda Juno foi enviada ao espaço em 2011, e no início desse ano as imagens de Júpiter foram liberadas pela NASA. Diversos importantes estudos sobre a formação e composição do planeta e do próprio sistema solar serão fundados e aprofundados a partir das informações recolhidas pela Juno – mas o mais impactante aos nossos olhos e corações é mesmo perceber como a natureza, mesmo a mais de 500 milhões de km da Terra, segue sendo a mais impressionante das artistas.

Representação artística da sonda diante de Júpiter

Publicidade

© fotos: NASA


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Maquiagem pode ter químicos ligados ao câncer, aponta estudo