Inovação

Para ensinar geografia, professor de escola pública cria o ‘Quebrada Maps’

por: Redacao_Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

A “Quebrada Maps” é um projeto que vem mudando a maneira com que os alunos de uma escola pública localizada na zona leste de São Paulo, a Padre Chico Falconi, estão aprendendo geografia. Idealizado pelo professor Wellington Fernandes durante seu mestrado em 2015, o projeto tem objetivo de conectar as aulas com a realidade dos estudantes da região que fica entre os distritos de Guaianases e Itaim Paulista.

Através da iniciativa, os jovens passaram a observar e dar mais atenção ao local onde vivem, pois criam vídeos, os próprios mapas e passaram a divulgar os dados coletados compartilhando as informações com outros alunos. Eles são os chamados ‘autores cartográficos’ e seus conteúdos colaboram para a geografia da cidade; os encontros que realizam com os jovens geram elementos para a produção de mapas temáticos para debater o território político-administrativo que as Quebradas em questão estão inseridas.

Desta forma foi criado o Caderno de Mapas da prefeitura regional do Butantã (disponível para download). Lançado na EMEF Profº Roberto Mange no finalzinho de 2017, aos poucos o Caderno vai chegar às bibliotecas das escolas públicas da região e a expectativa é que possa ser ferramenta tanto para a prática pedagógica, quanto para a contextualização da unidade escolar e sua equipe.

Publicidade Anuncie

Imagens: Thais Cerqueira / Fanpage Quebrada Maps


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Sorveteria cria um delicioso sorvete com CBD, a substância medicinal da maconha