Debate

Pescadores encontram fóssil de mastodonte pré histórico em praia de SC

por: Redação Hypeness

Um grupo de pescadores de Santa Catarina foi responsável por uma descoberta histórica para a paleontologia mundial. Um dia normal de pesca de arrasto – prática de instalar a rede no fundo do mar, foi interrompido quando, ao trazerem o material para a superfície, os pescadores perceberam algo diferente. Eles haviam pescado nada menos do que um pedaço da mandíbula de um mastodonte.

Extinto há 11 mil anos, o mastodonte é uma espécie de elefante, coberto de pelos e que viveu na América Sul durante a Era do Gelo. De acordo com o Diário Catarinense, a constatação foi realizada pelo pesquisador Julio Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali. Soto garante ser a primeira vez que um fóssil deste animal é encontrado em Santa Catarina.

O mastodonte habitou a Terra há mais de 30 mil anos

O pedaço da mandíbula do mastodonte estava acomodado há 23 metros de profundidade, na chamada costa de Sombrio, no Sul catarinense.

“É um grande achado. Por ser um lado da mandíbula quase inteiro. Isso é muito difícil de achar. Temos mais de 100 fósseis similares na coleção, vindos do Sul do Rio Grande do Sul, e nenhum deles está inteiro”, explica Julio Soto.

A descoberta dos pescadores reafirma a tese de que o local abriga outros fósseis. Para se ter ideia, junto com a mandíbula do mastodonte foram encontradas vértebras de uma preguiça-gigante e outra espécie, Toxodonte, com características similares a de um hipopótamo.

Restos mortais do mastodonte já foram colhidos no Norte e Nordeste do Brasil, em Minas Gerais e no Sul do Rio Grande do Sul.

A descoberta do fóssil comprova a existência destes animais em Santa Catarina