Ciência

Pesquisa mostra que metade dos norte-americanos não acreditam em aquecimento global

por: Redação Hypeness

Apesar de se tratar de um fato científico, comprovado, calculável e que já afeta nossas vidas, mais da metade da população americana simplesmente não acredita que o aquecimento global existe – ou que ele possa de fato alterar suas vidas. Uma nova pesquisa mostra que somente 45% da população dos EUA acredita que o aquecimento global pode significar uma ameaça em seu tempo de vida, e 43% se importam de fato com o tema. Em resumo, a pesquisa indica que os americanos consideram o aquecimento global um “problema distante”. O que, no entanto, leva a população a tal alienação?

Segundo o diretor do Programa de Comunicação em Mudança Climática da universidade de Yale, Anthony Leiserowitz, trata-se, entre muitas coisas, de uma defesa psicológica diante dos mil problemas que temos em nossas vidas cotidianas. Se tenho que me preocupar em pagar minhas contas médicas, por exemplo, acabo me preocupando menos com o gelo derretendo no Ártico”, ele disse. Acontece que as temperaturas vem aumentando em toda parte, e os efeitos já podem ser percebidos por todo o planeta, inclusive os EUA. A frequência e a violência de furações e terremotos confirmam as previsões científicas.

A pesquisa, realizada pelo instituto Gallup, indica que, enquanto 97% da comunidade científica tem certeza de que o aquecimento global se dá por efeito da atividade humana, somente 64% dos americanos acreditam nessa afirmação. Para além das defesas psicológicas e da própria sensação de impotência diante da magnitude do problema, um dos principais causadores de tal alienação é a política. O surgimento cada vez maior de políticos conservadores que negam o aquecimento global – colocando interesses imediatos de empresas à frente – é diretamente proporcional ao crescimento de tal opinião entre a população.

A eleição de Trump definitivamente não ajuda, considerando a tosca simplicidade com que o presidente afirmou que o aquecimento global é um boato, visto que “está frio lá fora”. O efeito de tal alienação, no entanto, é grave, visto que a conscientização, a mudança nos hábitos e a pressão popular são armas determinantes para se reverter tal quadro. Leiserowitz acredita, no entanto, que a percepção de tal cenário diante de coisas tangíveis, como a poluição e furacões, irá impactar na percepção popular. O barateamento de soluções como energia limpa também trazem esperanças para o futuro – visto que a ignorância, no presente, permanece como nossa maior ameaça.

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo com 30 anos e 12 mil participantes diz que dieta vegana faz muito bem ao coração