Ciência

Pesquisadores acreditam em vida extraterrestre nas nuvens de Vênus

por: Vitor Paiva

Enquanto o mundo da astronomia de modo geral parece só ter olhos para Marte e a possibilidade de uma viagem tripulada ao planeta vermelho, as mais incríveis descobertas podem estar mais próximas ao sol – mais precisamente em Vênus. Considerado o planeta irmão da Terra – similar em tamanho, massa e composição – , se em sua superfície, com uma pressão 92 vezes maior do que a da Terra e uma temperatura de quase 500 º C, a vida não seria possível, um pouco acima, em sua atmosfera baixa, mais precisamente em suas densas nuvens, pode haver nada menos que vida alienígena.

Claro que não se tratam de humanoides vivendo em Vênus, mas sim de sinais microscópicos de vida. A possibilidade foi levantada primeiramente diante de algumas manchas escuras visíveis nas nuvens do planeta, que podem ser sinais de micróbios vivos na atmosfera venusiana. Se na superfície um ser humano morreria em segundos, a atmosfera do planeta, no entanto, cerca de 40 km acima do solo, é parecida com a Terra em temperatura, gravidade e pressão, o que, somado às manchas encontradas nas nuvens, sugere a possiblidade de vida. Até mesmo a remota possiblidade de um dia se construir cidades habitáveis por humanos nas nuvens de Vênus vem sendo debatida.

Representação da superfície de Vênus

Especulações sugerem que há alguns milhões de anos Vênus era realmente parecido com a Terra, podendo ter inclusive um oceano em sua superfície no passado. Agora é preciso coletar amostras da nuvens, para entender o que são as tais manchas e aprofundar a hipótese da vida mais próxima ser venusiana e não marciana. Enquanto todos olham para um lado, é sempre bom que alguém curioso simplesmente olhe para o outro – a resposta pode estar onde menos esperamos. O futuro dirá.

As nuvens venusianas

Publicidade

© fotos: NASA


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jogar protege o cérebro durante envelhecimento, aponta estudo de 68 anos