Ciência

Pigmento do açaí e da uva pode inibir crescimento de câncer

24 • 04 • 2018 às 05:08
Atualizada em 30 • 06 • 2022 às 16:18
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Bem mais agradável do que uma sessão de quimioterapia, comer açaí e outras frutas pode ajudar a inibir o crescimento do câncer.

A descoberta partiu de um grupo de pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental e do Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos. Eles analisaram a ação das antocianinas, substâncias que conferem coloração a alguns alimentos, sobre uma enzima chamada sirtuína 6 (SIRT6).

A SIRT6 é responsável por regular a expressão de genes nas células e, com o passar dos anos, essa ação pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, segundo explica o Viva Bem.

De acordo com o estudo, as antocianinas elevaram o nível de SIRT6 em células de câncer colorretal, mas reduziram a expressão dos genes do tumor.

Com isso, o crescimento da doença pode ser freado.

As antocianinas são as responsáveis pelas cores fortes de alimentos como açaí, mirtilo, amora e uvas roxas, por exemplo. Infelizmente, os médicos não estão planejando mudar a dieta dos pacientes para incluir essas gostosuras saudáveis, mas os resultados da pesquisa podem servir como base para criação de novos medicamentos para o tratamento do câncer.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness