Ciência

Pigmento do açaí e da uva pode inibir crescimento de câncer

por: Redação Hypeness

Bem mais agradável do que uma sessão de quimioterapia, comer açaí e outras frutas pode ajudar a inibir o crescimento do câncer.

A descoberta partiu de um grupo de pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental e do Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos. Eles analisaram a ação das antocianinas, substâncias que conferem coloração a alguns alimentos, sobre uma enzima chamada sirtuína 6 (SIRT6).

A SIRT6 é responsável por regular a expressão de genes nas células e, com o passar dos anos, essa ação pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, segundo explica o Viva Bem.

De acordo com o estudo, as antocianinas elevaram o nível de SIRT6 em células de câncer colorretal, mas reduziram a expressão dos genes do tumor.

Com isso, o crescimento da doença pode ser freado.

As antocianinas são as responsáveis pelas cores fortes de alimentos como açaí, mirtilo, amora e uvas roxas, por exemplo. Infelizmente, os médicos não estão planejando mudar a dieta dos pacientes para incluir essas gostosuras saudáveis, mas os resultados da pesquisa podem servir como base para criação de novos medicamentos para o tratamento do câncer.

Publicidade

Fotos CCO Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A misteriosa ilha na Indonésia que torna os mamíferos menores