Debate

Planos de saúde poderão em breve cobrar franquia como os de carro

por: Redação Hypeness

Os planos de saúde estão prestes a adotar uma nova medida na relação com os clientes. Em fase de análise pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir do segundo semestre as empresas vão ter a opção de cobrar uma franquia mensal, parecida com o método utilizado por seguradoras de veículos.

Apesar de já estarem previstas em resolução do setor de 1998, a cobrança ou não de franquia nunca foi feita pela falta de clareza sobre o modo operacional. Agora, 20 anos depois, os pontos estão convergindo e a expectativa é que as operadoras possam vender planos com franquia e participação.

Os planos de saúde estão passando por novas mudanças no sistema de cobrança

Ressaltando a não obrigatoriedade dos mecanismos, o diretor da ANS, Rodrigo Rodrigues, defendeu a contribuição das novas formas no impedimento do aumento do valor dos planos de saúde. “A ideia é evitar situações em que o paciente vai a um médico, faz exames, decide ir a outro médico para uma segunda opinião e repete todos os exames” declarou ao UOL.

Para a ANS, a franquia garante ao usuário o direito de ter acesso ao quanto vai ter que pagar por mês, pois impõe um limite para os gastos extras do cliente com franquia e coparticipação. Por exemplo, se durante um ano o valor total for de 6 mil reais, ele poderá ser diluído em mensalidades de R$ 500, além de se tornar o limite para gastos excedentes.

Mas, para entidades de defesa do consumidor as novas regras podem trazer prejuízos aos usuários frequentes dos planos de saúde, principalmente idosos. A ANS nega, reafirmando que o consumidor está protegido pelo limite máximo de cobrança.

Para poucos, atualmente cerca de 22 dos quase 210 milhões de brasileiros têm acesso aos serviços de saúde particulares. São Paulo lidera com 17 milhões, seguida por Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 5 milhões cada.

Publicidade

Foto: Pixabay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Comentarista é demitido da Jovem Pan após dizer que ‘mulher deve tomar conta da casa’