Sustentabilidade

Prédio brasileiro vence prêmio de mais sustentável das Américas

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Com luz natural, captação de água da chuva, compostagem de resíduos, um prédio brasileiro ganhou o mais antigo selo mundial em sustentabilidade. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá, conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018.

Vencedor em duas categorias, melhor edifício sustentável das Américas e voto popular, o projeto do prédio ficou a cargo de José Afonso Botura Portocarrero, professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para a construção, que foi inspirou nas habitações indígenas do Brasil, ele visitou mais de 20 aldeias no Xingu para entender como usar de forma mais proveitosa a luz solar.

Prédio é inspirado em casa indígena

Prédio é inspirado em casa indígena

O ambiente oferece ainda conforto térmico, já que a cobertura do telhado é composta por duas cascas que possibilitam o resfriamento interno e a captação de água da chuva. Toda a água é filtrada e armazenada para depois ser usada na irrigação do jardim e na limpeza dos pisos e banheiros. Com isso, o projeto reduziu em 30% o consumo de energia.

O edifício também faz a compostagem de resíduos orgânicos tanto da alimentação dos usuários, quanto da poda de árvores e plantas. Além disso, o jardim é integrado por espécies de plantas de biomas presentes no estado do Mato Grosso, como o Cerrado, Pantanal e Amazônia. O prédio ficou pronto em 2010 e funciona como um laboratório de práticas sustentáveis para empresários, estudantes e instituições públicas.

Luz natural foi prioridade do projeto

O Breeam foi criado em 1990 e está presente em mais de 70 países, já tendo certificado mais de 250 mil prédios de diversos países e vários continentes. Neste ano concorreram 68 prédios certificados pelo selo Breeam da Europa, Ásia e Américas.

Publicidade Anuncie

Fotos: Divulgação


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Festival do bacon vegano acontece em Santos neste fim de semana