Diversidade

Rapper indígena de 16 anos usa poesia como arma de resistência

por: Redação Hypeness

É em português que o rapper guarani Kunumi MC canta músicas que pedem pela demarcação de terras indígenas e clama pelos direitos de seu povo.

Com mais de mil inscritos em seu canal do Youtube, ele garante ser o primeiro rapper indígena solo do Brasil. E tem apenas 16 anos.

Sua música mais conhecida é “O Kunumi chegou“, que já foi vista mais de 25 mil vezes na rede social de vídeos.

O talento de Kunumi, ou Werá Jeguaka Mirim, vem de família. O pai, Olívio Jekupé, é autor de diversos livros escritos em português e guarani.

Werá também escreve. Seu primeiro livro foi publicado quando tinha apenas 9 anos. Hoje, aos 16, já é considerado um adulto para os padrões da etnia.

Segundo a Rede Peteca, o MC vive próximo a São Bernardo do Campo, em uma comunidade de cerca de 300 pessoa da etnia guarani. “Não fui eu que escolhi o rap, ele que me escolheu. Ele é a cultura da defesa, e quando percebi, todas as minhas rimas eram de resistência”, disse Kunumi à reportagem.

Em 2017, o jovem lançou seu álbum de estreia: My Blood is Red, com seis faixas. Além disso, o MC também gravou uma canção em parceria com o cantor Crioulo, chamada Terra, Ar, Mar.

Quer saber mais sobre o trabalho do artista? Veja o videoclipe da música Guarani Kaiowa, outro sucesso gravado pelo MC.

Publicidade

Fotos: MC Kunumí/Reprodução Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xô racismo! 10 músicas para entender e sentir a grandeza dos orixás