Empreendedorismo

Rio ganha espaço de inovação e criatividade focado em impacto social e experimentação musical

por: Redação Hypeness

Inovação e criatividade não devem ser apenas metas que ficam no papel: são palavras que ganham significado quando as ideias realmente impactam a vida das pessoas. E o Rio de Janeiro agora tem um novo espaço físico para quem quer transformar: o Lab Oi Futuro, que engloba os projetos LabSonica e Labora.

A iniciativa é do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi. O novo laboratório ocupa um andar inteiro, com mais de 500m² dedicados às atividades do LabSonica, focado na experimentação sonora e musical, e do Labora, voltado à economia criativa e startups de impacto social, com mentorias e residência em um espaço de coworking.

O laboratório fica na Rua Dois de Dezembro, no Flamengo, e conta com estúdio de som, estações de trabalho, sala de ensaio, salas de reuniões, ateliê criativo, lounge e auditório, todos disponíveis para criadores de todo o Brasil que forem aprovados nas chamadas públicas e editais divulgados pelo Oi Futuro.

“Com o Lab Oi Futuro, o instituto materializa o seu propósito de fomentar a inovação e a criatividade para melhorar a vida das pessoas, oferecendo um ambiente propício à experimentação e à articulação de redes”, diz Sara Crosman, diretora executiva do Oi Futuro. “A inauguração do Lab é um momento muito importante para a história do nosso instituto, que quer impulsionar as ideias que transformem a sociedade”.

Projetos que ainda estão no papel ou que já estão dando os primeiros passos e precisam de estrutura física para explorar todo o potencial poderão ser inscritos, e os contatos entre profissionais criativos prometem ajudar a impulsionar ainda mais as iniciativas.

No evento de inauguração, no dia 26 de abril, foram lançados a chamada pública nacional para residências artísticas do laboratório de experimentação sonora e musical e um edital nacional para aceleração de startups de impacto social, em parceria com a Startup Farm, conhecida como uma das melhores aceleradoras do continente.

No ArtSonica, a residência artística do LabSonica, a cada oito semanas, dois artistas terão acesso aos equipamentos e mentores para desenvolver seus projetos. Serão dez escolhidos na primeira fase, que contemplará bolsas que podem variar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil.

 Os resultados dos projetos serão exibidos ao público, com entrada franca e transmissão ao vivo pela internet. Ao final da residência, cada um entregará uma obra de arte digital a ser exibida numa exposição coletiva no Centro Cultural Oi Futuro prevista para maio de 2019.

Já o Labora vai selecionar, com o programa Ahead | Labora Oi Futuro, até dez startups de impacto social que contarão com a expertise de profissionais do Oi Futuro e da Startup Farm para, através de etapas presenciais e à distância, explorar o desejo de criar soluções para problemas da nossa sociedade – as inscrições podem ser feitas pelo site entre 26/04 e 23/05.

Serviços que façam uso inovador da tecnologia têm prioridade e podem ser inscritos negócios de diversos temas, mas o Oi Futuro está de olho especialmente em projetos relacionados aos seguintes tópicos: segurança; saúde; educação; habitação; mobilidade; meio ambiente; alimentação acessível e saudável; acesso à informação e combate a fake news; geração de emprego e renda; e soluções financeiras para classes C, D e E.

Se interessou por alguma das iniciativas? Fique de olho no site do Instituto para inscrever seu projeto!

Publicidade

Fotos: Divulgação/Oi Futuro


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Felicidade compartilhada: 3 histórias inspiradoras e emocionantes de floristas