Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A vida de um bebê internado na Santa Casa de São José do Rio Preto com hemorragia no estômago e anemia precisou ser decidida pela Justiça. Isso porque os pais, seguidores da religião Testemunha de Jeová, haviam negado o procedimento de transfusão de sangue.
Diante da negativa dos pais, que inclusive redigiram uma carta ressaltando a orientação da equipe médica sobre o quadro do bebê de apenas 11 dias, mas que “sabendo de todos os riscos e gravidades, não autorizam as transfusões”, a Santa Casa entrou com um pedido de tutela chamando a atenção para o risco de morte da criança.
O pedido foi acatado pelo Tribunal de Justiça de São José do Rio Preto, destacando os riscos irreversíveis que poderiam ser causados pela impossibilidade da realização do procedimento médico.
A mãe da criança escreveu uma carta para impedir a transfusão de sangue
“Preservada a garantia constitucional do direito à crença e culto religioso, o direito à vida é de ser tutelado em primeiro lugar pelo Estado, dada ordem de grandeza que envolve um e outro direito, evidenciando a presença do fumus boni juris”, registrou o juiz.
A religião dos Testemunhas de Jeová foi criada nos Estados Unidos no fim do século 19 e possui por volta de 8 milhões de seguidores em 239 países, no Brasil são 800 mil pessoas. Entre as práticas religiosas se destaca justamente a proibição da transfusão de sangue.
A decisão é baseada em interpretações da Bíblia e em um entendimento de que o sangue é sinônimo de vida e a transfusão se caracteriza como pecado, pois contamina a corrente sanguínea.
Para evitar possíveis mortes, o Conselho Federal de Medicina instaurou a resolução 1.201/80 que permite ação dos médicos, baseada no Código de Ética Médica, para seguir em frente com a transfusão de sangue. Agora, caso não exista risco de vida iminente, a vontade do paciente ou dos responsáveis deve ser respeitada.
A Santa Casa soltou um comunicado destacando o sucesso da transfusão e que o estado de saúde do bebê é estável.
Publicidade
Uma mulher deu show de homofobia em um petshop na cidade de Birigui, interior de São Paulo. Ela resolveu perturbar um...
O mundo está ficando muito chato para machistas, homofóbicos, racistas e outros preconceituosos, que não conseguem...
Patricia Borges, 30 anos, registrou boletim ocorrência em São Paulo, nesta terça-feira (10), após ter sido agredida...
Najhara Noronha, de 36 anos, foi supreendida com um e-mail entitulado 'Solicitação de vestuário apropriado'. O...
No final dos anos oitenta e início dos anos noventa, não havia UFC nem qualquer outra arte marcial que realmente...
Para uma mulher, viver sozinha pode ser uma absurda aventura em um mundo predominantemente machista. Até mesmo...
Condições sub-humanas de trabalho e cargas horárias próximas da escravidão – com salários que seriam...
Jamie Oliver disse ter encontrado uma forma eficaz de vigiar os filhos. O chef de cozinha britânico encontrou na...
A legalização da maconha já é realidade em muitos estados norte-americanos. Sucesso até no mercado financeiro, o...