Debate

Se for eleita, ex-‘Sex And The City’ promete legalizar a maconha no estado de NY

13 • 04 • 2018 às 10:19 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Antes conhecida como a personagem Miranda, da série Sex and the City, a atriz americana Cynthia Nixon iniciou sua campanha para governadora do estado de Nova York deixando claro que pretende entrar para a história e ser lembrada por outro motivo: a atriz afirmou que, se eleita, irá legalizar a maconha no estado – e o impactante e relevante motivo foi revelado por ela em um vídeo.

“Existe um monte de bons motivos para se legalizar a maconha, mas pra mim, o principal é esse: temos que parar de prender pessoas de cor por algo que pessoas brancas fazem impunemente”, disse Nixon em seu vídeo. Em seguida ela lembra que mais de 80% das prisões por posse de maconha no estado acontecem com latinos e negros – e que, por isso, legalizar a planta não só para uso médico mas também recreativo será uma força fundamental para se encerrar a “racista guerra contra as drogas”.

A atriz, que ainda está concorrendo nas primárias a fim de se tornar a candidata do Partido Democrata para o estado de Nova York, vem focando seus esforços de campanha principalmente em comunidades latinas e negras.

Seu principal adversário nas primárias democratas, Andrew Cuomo, já se declarou publicamente contrário à legalização da maconha para uso recreativo e depois voltou atrás, mantendo dúbia sua posição. Estatísticas comprovam que a população branca de modo geral representa somente em torno de 9% dos casos de prisão por porte de maconha.

Publicidade

© fotos: divulgação 


Canais Especiais Hypeness