Fotografia

Série fotográfica mostra personagens femininas icônicas como mulheres atuais

por: Redação Hypeness

Nós não nos lembramos de ler a parte que retrata a Virgem Maria como uma matriarca tatuada com um piercing no nariz, certo? Ou a pintura que mostra Vênus como uma atleta fisiculturista? Essas representações podem não estar nos nossos livros de história, mas a fotógrafa holandesa Lois Cohen e a estilista americana Indiana Roma Voss, deram foco às protagonistas do sexo feminino em sua última série, Metamorphosis. A dupla resignificou os arquétipos femininos de diversos lugares e culturas, as coloca em contextos reconhecíveis e as transformando em mulheres do século 21.

A fotografia de Lois é bela e direta. Seus retratos colocam as mulheres como peça central, dando um foco nítido nas figuras femininas e sua autoridade. “Embora estejamos criticando os ícones que estamos redefinindo, também estamos prestando homenagem à beleza delas; por exemplo, a sensação clássica e pictórica da Odalisca, da Madona e da Vênus, assim como a estética feminina de Barbie e a atmosfera cenográfica de Goldfinger (filme da série 007). Mas nós queríamos remover completamente alguns deles de seus contextos originais, como o Pink Power Ranger e as princesas da Disney ”, diz Lois ao site It’s Nice That. Ao se basear em culturas de todo o mundo, a dupla incorpora diferentes estilos estéticos à série.

Indiana, que ganhou o Elle Stylist Award em 2016, concorda: “cada imagem da série é diferente porque cada uma das mulheres em que nos concentramos vem de um tempo e de um background cultural diferente. Tive o cuidado de não mergulhar em muitas cores porque queria manter a continuidade entre as imagens. Eu ajustei os elementos que queria destacar, dependendo da história que estávamos contando. No geral, tentei melhorar a confiança de cada mulher através de seu estilo e adicionar uma camada extra de significado à sua história original”.

A série está imersa no simbolismo que serve para destacar a determinação corajosa de cada mulher. A pintura A Grande Odalisca, que Jean-Auguste Dominique fez em 1814, por exemplo, retrata uma mulher turca deitada nua em uma cama, presumivelmente esperando por seu próximo amante. Na versão de Lois e Indiana, no entanto, a mulher bonita está descansando em sua cama, totalmente vestida, olhando para um homem nu em seu iPad. Desta forma, a dupla desafia e subverte o olhar masculino. Ao denunciar as representações tradicionais dos arquétipos femininos, Lois e Indiana comemoram a inclusão, a individualidade e a força feminina, para que uma nova geração de mulheres possa se reconhecer nelas.

“Sempre colecionei imagens de mulheres fortes e poderosas, como heroínas e guerreiras femininas de livros de quadrinhos e de filmes. Personagens fictícios como Tank Girl, Mulher Gato, Kill Bill, Vandinha Adams, personagens interpretados pela atriz Pam Grier e as mulheres guerreiras dos quadrinhos do Heavy Metal também são grandes inspirações”, explica Lois. “Eu amo mulheres excêntricas que são excessivamente confiantes sem tentar se adequar a padrões de beleza e sociais. Essas são as mulheres que você verá no meu trabalho. As personagens femininas que retrato são meus alter egos de certa forma; eles me empoderam. A melhor sensação é quando percebo que meu trabalho empodera outras também, como Kimberly Hart, a Power Ranger rosa. A fotografia foi muito compartilhada por mulheres muçulmanas, explicando como elas a adoravam e como as empoderava”.

O feminismo desempenhou um papel central parecido na educação de Indiana. Criada por uma mãe solteira, Indiana tinha Madonna e Patti Smith, assim como para Gloria Steinem, Lena Dunham e Rose McGowan, como referência. “O feminismo nunca foi o conceito principal do meu trabalho. Achei que já era hora de construir algo que educasse as pessoas sobre a história das mulheres. Também abordamos outros movimentos além do feminismo em ‘Metamorfose’, como o movimento de positividade corporal e o movimento LGBTTQ”.

Conheça a série:

Virgem Maria

Virgem Maria

A Grande Odalisca

A Grande Odalisca

A Justiça

A Justiça

Princesas Disney

Princesas Disney

Miss

Miss

Betty Boop

Betty Boop

007 contra Goldfinger

007 contra Goldfinger

Barbie

Barbie

Kimberly, a Power Ranger rosa

Kimberly, a Power Ranger rosa

Marilyn

Marilyn

Vênus

Vênus

Publicidade

Conceito: Lois Cohen & Indiana Roma Voss.
Fotografia: Lois Cohen.
Styling: Indiana Roma Voss.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Astronauta e fotógrafo documentam a vida na estação espacial em novo livro