Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nós não nos lembramos de ler a parte que retrata a Virgem Maria como uma matriarca tatuada com um piercing no nariz, certo? Ou a pintura que mostra Vênus como uma atleta fisiculturista? Essas representações podem não estar nos nossos livros de história, mas a fotógrafa holandesa Lois Cohen e a estilista americana Indiana Roma Voss, deram foco às protagonistas do sexo feminino em sua última série, Metamorphosis. A dupla resignificou os arquétipos femininos de diversos lugares e culturas, as coloca em contextos reconhecíveis e as transformando em mulheres do século 21.
A fotografia de Lois é bela e direta. Seus retratos colocam as mulheres como peça central, dando um foco nítido nas figuras femininas e sua autoridade. “Embora estejamos criticando os ícones que estamos redefinindo, também estamos prestando homenagem à beleza delas; por exemplo, a sensação clássica e pictórica da Odalisca, da Madona e da Vênus, assim como a estética feminina de Barbie e a atmosfera cenográfica de Goldfinger (filme da série 007). Mas nós queríamos remover completamente alguns deles de seus contextos originais, como o Pink Power Ranger e as princesas da Disney ”, diz Lois ao site It’s Nice That. Ao se basear em culturas de todo o mundo, a dupla incorpora diferentes estilos estéticos à série.
Indiana, que ganhou o Elle Stylist Award em 2016, concorda: “cada imagem da série é diferente porque cada uma das mulheres em que nos concentramos vem de um tempo e de um background cultural diferente. Tive o cuidado de não mergulhar em muitas cores porque queria manter a continuidade entre as imagens. Eu ajustei os elementos que queria destacar, dependendo da história que estávamos contando. No geral, tentei melhorar a confiança de cada mulher através de seu estilo e adicionar uma camada extra de significado à sua história original”.
A série está imersa no simbolismo que serve para destacar a determinação corajosa de cada mulher. A pintura A Grande Odalisca, que Jean-Auguste Dominique fez em 1814, por exemplo, retrata uma mulher turca deitada nua em uma cama, presumivelmente esperando por seu próximo amante. Na versão de Lois e Indiana, no entanto, a mulher bonita está descansando em sua cama, totalmente vestida, olhando para um homem nu em seu iPad. Desta forma, a dupla desafia e subverte o olhar masculino. Ao denunciar as representações tradicionais dos arquétipos femininos, Lois e Indiana comemoram a inclusão, a individualidade e a força feminina, para que uma nova geração de mulheres possa se reconhecer nelas.
“Sempre colecionei imagens de mulheres fortes e poderosas, como heroínas e guerreiras femininas de livros de quadrinhos e de filmes. Personagens fictícios como Tank Girl, Mulher Gato, Kill Bill, Vandinha Adams, personagens interpretados pela atriz Pam Grier e as mulheres guerreiras dos quadrinhos do Heavy Metal também são grandes inspirações”, explica Lois. “Eu amo mulheres excêntricas que são excessivamente confiantes sem tentar se adequar a padrões de beleza e sociais. Essas são as mulheres que você verá no meu trabalho. As personagens femininas que retrato são meus alter egos de certa forma; eles me empoderam. A melhor sensação é quando percebo que meu trabalho empodera outras também, como Kimberly Hart, a Power Ranger rosa. A fotografia foi muito compartilhada por mulheres muçulmanas, explicando como elas a adoravam e como as empoderava”.
O feminismo desempenhou um papel central parecido na educação de Indiana. Criada por uma mãe solteira, Indiana tinha Madonna e Patti Smith, assim como para Gloria Steinem, Lena Dunham e Rose McGowan, como referência. “O feminismo nunca foi o conceito principal do meu trabalho. Achei que já era hora de construir algo que educasse as pessoas sobre a história das mulheres. Também abordamos outros movimentos além do feminismo em ‘Metamorfose’, como o movimento de positividade corporal e o movimento LGBTTQ”.
Conheça a série:
Virgem Maria
A Grande Odalisca
A Justiça
Princesas Disney
Miss
Betty Boop
007 contra Goldfinger
Barbie
Kimberly, a Power Ranger rosa
Marilyn
Vênus
Publicidade
Fotógrafo baseado no Rio de Janeiro, Andre Arruda lançou este ano o projeto “LiBRdade”, em que 55 pessoas das...
A humanidade promove desastres ambientais diariamente, o que muda é somente a dimensão dessas tragédias – algumas,...
Para deficientes visuais, a fotografia não tem nenhuma serventia. É possível, é claro, se descrever uma, mas aí a...
Lembra da moda do Cat Bearding, que consiste em pegar num gato e o colocar na sua frente, tirando uma fotografia que...
Se visitar a China, talvez pense duas vezes antes de ir numa piscina pública. É verdade que as temperaturas podem ser...
A internet está cheia de publicações sobre fotos raras de gente famosa, mas muitas delas mostram as mesmas imagens...
Foi só estrear na Netflix em outubro que a série Mindhunter já ganhou os corações dos apaixonados por suspenses...
A Itália foi um dos países mais afetados pelo coronavírus e também um dos primeiros do ocidente a apresentar casos....
O fotógrafo Phillip Toledano já apareceu aqui no Hypeness mostrando o excesso de cirurgias plásticas nas...