Tecnologia

Venda de vinis e mídias físicas supera música digital e downloads

por: Redação Hypeness

Com a chegada do CD ao mercado foi decretada a morte do vinil. Depois, com a internet, veio a suposta morte do CD e, ao fim, com os serviços de streaming, do disco físico de modo geral. A verdade, no entanto, é que nenhum desses formatos encontrou realmente seu fim, pelo contrário: pela primeira vez desde 2011, no ano passado a venda de discos físicos foi maior do que os downloads digitais, e mais: tal supremacia foi capitaneada principalmente pelo aumento nas vendas do bom e velho vinil.

Os números são de um relatório da Associação das Indústrias Fonográficas da América (RIAA). Não se trata, é claro, de uma volta aos tempos áureos dos discos, pois os serviços de streaming ainda dominam o mercado em absoluto, ocupando cerca de 65% do consumo de música. A diferença entre os downloads e os físicos é também bastante pequena, com uma fatia de 15% de músicas baixadas para 17% de discos físicos – números inferiores ao ano passado, quando a venda de físicos chegava a 21%, e os downloads, 25%. A boa notícia de fato fica mesmo com os números dos vinis, que aumentaram 10% em relação a 2016.

Apesar da diminuição, trata-se da menor queda nas vendas de físicos em anos. Novos discos de artistas como Ed Sheeran e Liam Gallagher, porém, alcançaram uma venda substantiva de LPs, enquanto clássicos como Nevermind, do Nirvana, e Rumours, do Fleetwood Mac, também se fazem presentes na lista dos vinis mais vendidos de 2017, apesar das décadas passadas desde seu lançamento. Se alguém aí está se perguntando quem diria que o charme e a qualidade sonora do LP poderia voltar a representar uma boa vendagem de discos no mundo, a resposta é que todos os amantes do vinil não só diriam, como podem hoje comemorar.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
App usa contos para ensinar crianças a identificarem árvores