Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Essa matéria que você está lendo possivelmente chegou até você durante um desses vários momentos em que simplesmente passamos o tempo rolando nosso timeline a esmo, interagindo com o smartphone para passar o tempo. São raros os momentos em que conseguimos simplesmente não fazer nada – esperar, ficar só, olhar a rua ou uma situação sem a interação de um aparelho tecnológico hoje em dia – e, segundo pesquisa, isso pode indicar um quadro ansiedade e até depressão.
Um estudo da Universidade Estadual de San Francisco, na Califórnia (EUA), sugere que interagimos em média 2617 vezes com os smartphones por dia. Tal impressionante número significa que gastamos cerca de 145 minutos diários (ou 2 horas e 25 minutos) se relacionando com tais aparelhos. O pânico diante da possibilidade de não interagir com um smartphone pode ser tão constante e intenso que já tem nome: nomofobia.
Segundo o estudo, pode se tratar de um vício comparável até mesmo ao em opiáceos ou remédios – e o mesmo se dá sobre o vício em redes sociais. E os sintomas se agravam com o uso intenso: a pesquisa confirma que pessoas que usam com mais intensidade tanto os aparelhos quanto as redes sociais se sentem mais sozinhas, ansiosas e até deprimidas. A dificuldade de relaxar, descansar e se regenerar também se agravam. A culpa, no entanto, segundo o estudo, não é dos usuários propriamente, mas das próprias empresas que, visando o lucro com a maior interação, investem pesadamente em notificações, vibrações, alertas e tantos outros estímulos que seduzem os usuários.
A solução, portanto, não seria necessariamente abandonar os smartphones ou as redes sociais, mas sim estabelecer limites e horários – para responder e-mails e mensagens, por exemplo, assim como deixar um pouco o telefone de lado quando se estiver com outras pessoas ou em casa, fora do horário de trabalho. O estudo contou com a participação de 135 estudantes da universidade.
Publicidade
Vivi Brunieri, uma ex-namorada do jogador Ronaldo Fenômeno que ficou conhecida como Ronaldinha, revelou segredos de...
O Grupo Bandeirantes se pronunciou, na noite deste domingo, 17, sobre a agressão sofrida pela repórter Clarissa...
O incêndio no Museu Nacional demonstra a urgência de investimentos em educação e cultura. Parece até um chavão,...
Agentes da Polícia Militar de Minas Gerais sufocaram uma mulher que andava com um bebê de colo na cidade de Itabira,...
O debate sobre o aborto corre o risco de retroceder ainda mais no Brasil. O Estatuto do Nascituro, que há quase duas...
O silêncio de Anitta deixou de ser ensurdecedor há tempos. Depois de tanto ser criticada por não se engajar...
Na última sexta-feira (4), um idoso de 80 anos, ainda não identificado, estava jantando em sua casa, na aldeia de...
Em maio, contamos sobre a história de Patrícia Nogueira, uma servidora pública federal que foi impedida de utilizar...
O Hypeness bate na tecla da importância da presença de mulheres na política. Cláudio Gottschalk (PDT-RS) deu uma...