Fotografia

21 fotos da Antártida clicadas em 1911 e que estavam esquecidas

por: Redação Hypeness

Se hoje praticamente toda a superfície do planeta já está devidamente registrada, catalogada, mapeada e monitorada, há pouco tempo diversos pontos extremos da Terra permaneciam um tanto intocados, como tesouros geográficos a serem desbravados por destemidos exploradores. Uma pioneira expedição conduzida pelo geólogo australiano Sir Douglas Mawson não só visitou, em 1911, regiões então desconhecidas da Antártica, como realizou impressionantes registros fotográficos da então natureza virgem local.

A expedição trouxe transformações políticas, científicas e até econômicas para a Austrália e a região à época, e dados levantados pelos exploradores são até hoje utilizados em estudos científicos sobre a região. Hoje, no entanto, as imagens, registradas por James Francis Hurley, o fotógrafo oficial da viagem, destacam-se não só apontando a coragem dos exploradores e o tamanho do impacto que chegar diante de tal natureza deve ter provocado, mas também o quanto em tão pouco tempo a ação humana já prejudicou o ambiente antártico.

Se as roupas dos exploradores definitivamente denunciam a época do início do século 20, até os animais fotografados parecem diferentes, como em versões mais selvagens dos animais de hoje. São fotos que nos lembram a força e a diversidade da natureza, capaz de oferecer seu tão múltiplo esplendor mesmo sob as condições extremas da parte australiana do continente antártico – o mesmo esplendor que hoje queda tão ameaçado.

Publicidade

© fotos: James Francis Hurley


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As melhores fotos de casamento de 2020 para deixar o Ano Novo mais colorido