Criatividade

6 possibilidades surpreendentes de reciclagem para suas cápsulas de café

Vitor Paiva - 18/05/2018 | Atualizada em - 22/05/2018

Tal qual a água ou os nutrientes retirados da alimentação, não é exagero dizer que, para os brasileiros, o café também é um combustível, que nos leva em frente aos afazeres e prazeres do cotidiano. Não é por acaso: somos o maior produtor de café do mundo, e o segundo maior mercado consumidor. E por mais que o bom e velho cafezinho coado represente a maior parte desse consumo, é incontestável que o café expresso em cápsulas veio para ficar – trazendo sabor, sofisticação e rapidez para a bebida preferencial do Brasil.

Quem começou e lidera até hoje essa revolução no consumo de café foi sem dúvida a Nespresso. E, hoje, é também a marca quem lidera a campanha pela reciclagem das cápsulas usadas.

Pois com o sucesso do produto veio a inevitável questão do descarte correto e, consecutivamente, da possibilidade de reutilização e reciclagem do produto. A reciclagem de cápsulas de café expresso já é felizmente uma realidade – assim como as possibilidades de transformar o que seria um mero desperdício de material em objetos novos, de tipos diversos, trazendo nova vida não só para o que se tornaria um problemático lixo, como também e consecutivamente para o planeta – e para nós, com um delicioso café garantido para o futuro.

Tal processo, de transformar materiais que seriam descartados em produtos de melhor qualidade e valor ambiental, é conhecido como Upcycling, fazendo um bem não só para o seu bolso como para o planeta. Assim, separamos aqui cinco caminhos para se reciclar ou reutilizar nossas cápsulas de café depois de usadas.

1. Canivete Victorinox

Uma das mais importantes e tradicionais marcas de canivete de mundo, a Victorinox se juntou à Nespresso para mostrar até onde o processo de upcycling pode ir – e lançou o Pioneer Nespresso Dharkan, um canivete de bolso feito a partir de 24 cápsulas recicladas. As cápsulas são derretidas, fundidas, ganham resistência e atingem o alto padrão da marca em canivetes.

Além da coloração exclusiva, em um elegante azul escuro, e do valor ambiental agregado, o novo modelo traz em suas ferramentas um elemento que o torna ainda mais especial. O canivete Victorinox vem com uma lâmina grande, um alargador/perfurador, um abridor de lata, uma chave de fenda, um abridor de garrafas, um desencapador de fios e uma chave de fenda grande.

Alcançando seu terceiro ano de parceria, o canivete Victorinox é uma edição limitada, foi lançado no dia 15 de maio, e só estará à venda na loja Victorinox no Shopping Cidade Jardim e também online. Saiba mais aqui.


2. Luzes decorativas

As cápsulas funcionam perfeitamente como pequenas cúpulas para lâmpadas decorativas – transformando assim algo costumeiramente tímido e precário em uma linda iluminação decorativa. Para tal, é preciso retirar o fundo das cápsulas usadas, aproveitar o colorido dos diferentes sabores como elemento de estilo, encaixar entre as lâmpadas e pronto.

Dentre luminárias, luzinhas a serem penduradas e abajures, as possibilidades são diversas e os resultados são todos incríveis.


3. Jardim vertical

Para plantar temperos, plantas de modo geral ou para criar um incrível jardim vertical, na parede de sua casa, as cápsulas de café servem como um perfeito vaso em miniatura. Claro que é preciso selecionar plantas pequenas, que possam crescer em vaso pequeno – mas o resultado é uma beleza, perfeito para um pequeno jardim dentro de casa.

4. Forma para picolé

Basta preparar um suco delicioso, encher uma porção de cápsulas utilizadas, colocar um palito devido, colocar no congelador e esperar – pronto: o que seria lixo se transforma em uma forma perfeita para divertidos picolés em miniatura. Sabores e cores mil serão a alegria da molecada quando retirados do congelador, direto das antigas cápsulas, e saboreados.

5. Reciclagem da Nespresso

Desde 2011 que a empresa investe em reciclagem de suas cápsulas no Brasil. Como não se trata de uma reciclagem simples, que envolve o reaproveitamento do alumínio e a separação dos restos de café da própria embalagem, a Nespresso disponibiliza 42 pontos de coletas, em suas lojas pelo país ou na hora do recebimento através do serviço de entregas. Assim, o alumínio é reciclado em novas embalagens e o café é utilizado como adubo – e o ciclo se fecha de forma ecologicamente correta.

6. Organizadores de escritório

Uma mesa de trabalho pode se transformar em um verdadeiro caos em questão de instantes, misturando pequenos utensílios típicos que, depois, tornam-se impossível de serem arrumados. Para evitar tal transtorno, as cápsulas utilizadas de café podem servir como organizadores perfeitos, para guardar todo tipo de objeto pequeno – como clipes, tachinhas, e muito mais.

 

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.