Inovação

App que ajuda fumantes a largar vício recebe investimento de mais de 1 milhão de dólares

por: Redação Hypeness

Médicos e especialistas são quase unânimes em afirmar que, de todas as drogas existentes, a mais difícil de se abandonar o uso é a de mais fácil (e legalizado) acesso: o cigarro. Ainda que seus efeitos nocivos mais drásticos levem mais tempo para aparecer do que outras drogas, vencer o vício do cigarro é uma tarefa das mais árduas – e por isso três desses médicos especialistas se juntaram para tentar ajudar ao máximo de pessoas de maneira remota: através de um app. Assim nasceu o Quit Genius, um aplicativo que utiliza terapia comportamental cognitiva para mudar o hábito do usuário.

O app já havia recebido quase 1 milhão de dólares em investimentos para ser desenvolvido mas, nos últimos dias, diante do êxito do programa e da alta adesão de usuários, novos investidores decidiram participar, e um investimento adicional de 1,1 milhões de dólares foi aplicado ao app. Desenvolvido pelos médicos Yusuf Sherwani (co-fundador e CEO da empresa), Maroof Ahmed (co-fundador e COO) e Sarim Siddiqui (co-fundador e chefe desenvolvimento de produto), o Quit Genius já conquistou cerca de 300 mil usuários desde seu lançamento, no início do ano – com 20 mil pessoas “livres” do cigarro (o que, para o app, significa estar a 28 dias ou mais sem fumar). O objetivo é rapidamente chegar a 100 mil ex-fumantes através do app.

O trio de médicos que desenvolveu o app

Os médicos se conheceram no primeiro dia de faculdade e, se vendo diante dos males que o cigarro provoca mas percebendo que nenhum médico oferecia um caminho claro e possível para largar o vício, decidiram se unir. Segundo Maroof Ahmed, o que a terapia comportamental cognitiva faz é dividir o dilema em três áreas: seus pensamentos, seus sentimentos e seus comportamentos.

“O que você pensa e sente pode afetar seu comportamento. A terapia foca em substituir qualquer pensamento ou sentimento negativo que te faça fumar por pensamentos mais positivos e saudáveis que te ajudarão a abandonar o cigarro”, disse Ahmed.

O processo no app se dá através conteúdos variados, como vídeos, animações, sessões em áudio até exercícios interativos que ajudam as pessoas a pensarem e agirem diferente diante do vício. O app já possui “pacotes” para ajudar também o álcool, stress, saúde e motivação. Segundo pesquisa, o Quit Genius possui um resultado de 36% de abandono do vício e 60% de redução do cigarro entre seus participantes. Se o resultado é de fato efetivo é ainda cedo para se afirmar, mas o fato é que largar tal vício é tão difícil, que toda ajuda é muito bem-vinda.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casa com o conforto de hotel: empresa aluga apartamentos com os melhores serviços incluídos