Viagem

Avaliações falsas no TripAdvisor tentam atrair turistas para restaurantes de olho na Copa

por: Redação Hypeness

Talvez você já tenha lido por aí a história de como um restaurante que não existe conquistou o primeiro lugar no TripAdvisor em Londres. A credibilidade do serviço está novamente sendo atacada, como aponta uma apuração feita pela Reuters.

A empresa notou um crescente número de avaliações falsas na plataforma buscando atrair turistas para restaurantes nas 11 cidades sede da Copa do Mundo da Rússia. De acordo com o Daily Mail, a agência de marketing Bacon Agency estaria oferecendo o serviço, que garantiria um lugar no Top 10 do Tripadvisor pelo equivalente a pouco mais de R$ 2.000.

Embora as avaliações falsas sejam comuns em plataformas que dependem de conteúdo criado pelo usuário, como o Tripadvisor, é difícil encontrar empresas que falem sobre o assunto tão abertamente. Em sua “defesa” a agência teria dito à reportagem da Reuters que sua atuação se restringe a realizar o intermediário entre os restaurantes e freelancers responsáveis por escrever as avaliações falsas.

Durante dois meses, os jornalistas do veículo observaram as análises de restaurantes na plataforma em seis cidades sede da Copa do Mundo. O café Peperonchino, em Kaliningrad, por exemplo, costumava receber cerca de uma avaliação todas as semanas – mas chegou a 45 na última quinzena.

Em todo caso, prestar atenção redobrada e observar se os detalhes fornecidos são autênticos é uma boa maneira de evitar ser iludido por avaliações falsas. Além disso, lembre-se de verificar as avaliações anteriores realizadas pelo perfil para ter uma ideia do que esperar em cada lugar visitado.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
De trailer pelos EUA: brasileiros contam os perrengues da vida real na estrada