Matéria Especial Hypeness

Brechó Replay transforma moda de reuso em arte engajada

por: Mari Dutra

Com menos de três anos de vida, o Brechó Replay já tem história. Fundado pelo cabeleireiro Eduardo Costa em parceria com o cozinheiro Gustavo Fogaroli, companheiros de negócio e de vida, o conceito surgiu como um brechó online que resgata as memórias de quem viveu a adolescência no início dos anos 2000.

Do centro de São Paulo para as redes, o coletivo se tornou uma das referências na moda urbana brasileira. Com muito garimpo, o grupo busca sempre oferecer peças acessíveis online. Mas é só espiar o feed do Instagram dos caras para entender que eles são muito mais do que isso, se tornando uma referência também no mundo da arte.

PION(AIR)S TRIADE 26/03 Direção Criativa: @brechoreplay, @lumencraft, @wearemooc Direção de Cena: @louissrodrigues, @raphael720 Assist. de Direção: @kevindavale Direção de Fotografia: @t0s_k4 Trilha: @lumencraft Som Direto: @bruno_agstn Styling: @suyane_ynaya, @eduardocostapapi Assist. de Styling: @carolinecostax Fotografia Still: @catmonk_, @johnyevanss Direção de Arte: @1nn6, @jiromba1 @vinnitex, @princesinhadazl Concepção de Beleza: @holland.vision, @lovemisslillyb Equipe de Beleza: @ectocorporation, @leitede_cobrabixa, @lu_safro, @mikasafro, @shady_jordan & @showerofvibes Elenco: @000brendy @1nn6 @catmonk_ @ceahpagotto @eduardocostapapi @jiromba1 @johnyevanss @kevindavale @levisnovaes @louissrodrigues @lovemisslillyb @noahguper @portilhol @princesinhadazl @rainhafavelada @raphael720 @suyane_ynaya @vinnitex

A post shared by Brechó Replay (@brechoreplay) on

Como o próprio site do projeto indica, a ideia é “pensar os espaços de moda e arte” sempre com foco em peças de reuso.

Dedicado a criar um ambiente de paisagens plurais através de editoriais, festas, projetos multimidiáticos e muito mais, o Replay conta histórias que acompanham os burburinhos fashion do mundo inteiro e as vivências de todes aqueles que participam direta ou indiretamente de nossos trabalhos.

Em uma entrevista concedida à revista Elle, eles falam sobre a inspiração nas gangues no Nova York e nos grupos do Brooklin e das referências retiradas da moda de rua e de suas vivências pessoais.

A inovação está na maneira de ver o passado olhando para o futuro. Por isso, até mesmo os modelos escolhidos para os editoriais do Brechó Replay são pessoas que não necessariamente seguem um padrão. O foco é buscar gente nas redes que tenha um discurso inspirador e possa agregar personalidade à mensagem do grupo.

Cada ensaio promovido pelo Brechó Replay conta uma história e traz uma reflexão que vai além do mundo da moda. Trabalhos como Barbie Black e Aluno afrocentrado focam no empoderamento negro, enquanto  outros editoriais buscam quebrar estereótipos de gênero e refletir sobre as diversas formas de preconceito enfrentadas por diferentes grupos sociais e étnicos, como na série Gangue Latina.

PION(AIR)S TRIADE é o trabalho mais recente do Brechó Replay, em uma parceria com o MOOC e o Lumen Craft. A convite da Nike, o projeto contou com a direção criativa dos três coletivos para co-criar uma instalação que transcende seus próprios corpos. Com diferentes tons de verde, os grupos idealizaram uma performance sem caminhos pré-definidos, visando a espontaneidade, um “alien” neste mundo de entregas e compromissos.

A performance foi apresentada durante o SP: On Air, evento promovido pela Nike em março. Na data, que marcou o Air Max Day, os três coletivos se encontraram em uma performance que une estilo, música e audiovisual para criar algo novo coletivamente.

O Air Max, o tênis queridinho da Nike – e de muitos de nós -, completa 31 anos em 2018.

Para fazer valer as três décadas de inovação, a Nike decidiu convidar os Pionairs da arte brasileira para criar. São dois coletivos, muitas mudanças, tecnologia, arte, música e design.

Como inspiração para as criações, o Air Max 270, que nasceu da junção de dois modelos Air Max 90 e 180. O resultado disso tudo você confere aqui no Hypeness, outro Pioneiro com os pés fincados no futuro.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 31 melhores eventos para amantes da música e da arte