Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Aos 104 anos de idade o cientista mais velho da Austrália está protagonizando um momento importante na discussão sobre o direito à vida. Determinado a colocar um fim em sua história centenária, David Goodall embarcou para a Suíça para praticar o suicídio assistido.
Apesar da idade avançada, o profissional de origem britânica não possui nenhum problema de saúde relevante ou qualquer tipo de doença terminal, entretanto a deterioração natural da qualidade de vida fizeram com que David tomasse esta decisão.
“Eu tenho 104 anos de idade, então não tenho muito pela frente. A previsão é que minha saúde vá piorando. Não é particularmente triste”, declarou aos jornalistas antes de se despedir dos netos e amigos no aeroporto de Perth, na última quarta-feira (4).
Insatisfeito com a condição física, o pesquisador de 104 anos vai cometer suicídio assistido
Goodall, que recentemente esteve nos noticiários ao ter sido afastado e na sequência recolocado ao posto de professor honorário da Universidade Edith Cowan, explicou aos repórteres que o incômodo é causado pela necessidade de se deslocar até outro país para a efetivação da eutanásia.
“Eu não gostaria de ir, apesar da Suíça ser um país lindo. Mas já que a Austrália não me permite morrer com dignidade, sou obrigado a entrar no avião, o que me incomoda bastante”, disse ao canal de TV ABC.
O suicídio assistido, ou eutanásia é ilegal na maioria dos países do mundo. Na Austrália, o único local com autorização é o estado de Vitória, mas a oficialização do decreto só entra em vigor em 2019 e restrita apenas aos pacientes com doenças terminais ou expectativa de vida menor do que seis meses.
No Brasil a restrição esbarra no direito à vida previsto no Código Penal Brasileiro. De acordo com o texto quem causar a morte de um doente pode cumprir pena que varia de 2 a 20 anos de prisão. Para especialistas, a predominância de um pensamento cristão também contribui para a realidade.
Por isso, a postura de governos como o suíço atrai um número cada vez maior de pessoas adeptas do suicídio assistido. Segundo a Secretaria Federal de Estatísticas da Suíça, em 2014 foram registrados 742 casos, 2,5 vezes mais do que cinco anos atrás.
Publicidade
A exposição excessiva e a suposta existência de cartilhas de conduta em premiações glamurosas invariavelmente...
Nesta altura do campeonato você já sabe que Jair Bolsonaro determinou que Ministério da Defesa faça “as...
Cleo Pires não tem papas na língua. A atriz e cantora discute abertamente a sua vida: fala sobre sexo, corpo, saúde...
Uma mulher foi vista pulando da sacada de um apartamento. O momento foi captado pelas câmeras de segurança do...
As defesas dos réus que estão sendo julgados pela responsabilidade no caso do incêndio na Boate Kiss, que ocorreu em...
A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) conseguiu na Justiça a autorização para a remoção de...
Muito se fala sobre o feminismo e questões de gênero. Porém, numa rápida pesquisa por verbetes femininos nos...
Internado em Goiânia, João de Deus é alvo de nova denúncia do Ministério Público (MP-GO) por crimes sexuais. De...
Recentemente a postagem de uma mulher que oferecia seu apartamento na zona sul de São Paulo em troca de prestação de...